Governo de SC entrega documento que autoriza início da licitação para obras na Serra do Rio do Rastro

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), entregou nesta segunda-feira (11) o termo de referências para as obras preventivas na SC-390, que passa pela Serra do Rio do Rastro. Segundo o governo, o documento serve como base para o edital de licitação. Os trabalhos deverão ser feitos entre os municípios de OrleansLauro Müller e Bom Jardim da Serra.

O investimento nas obras é de R$ 19 milhões, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A licitação será feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. O governador prevê que as obras comecem ainda neste semestre.

 

Governo de SC anuncia projeto para obras de contenção na Serra do Rio do Rastro

O termo de referência foi feito pela Defesa Civil e descreve os trabalhos de engenharia que precisam ser feitos na rodovia.

Serão 25 pontos de intervenção: dois deles em Pindotiba, em Orleans, e os demais em Lauro Müller, na Serra do Rio do Rastro.

Essas intervenções são ações com a instalação de telas metálicas e estruturas de concreto para conter rochas, retirada de árvores e limpeza de canais e bueiros para melhoras o escoamento da água da chuva.

Desde fevereiro de 2018, foram registradas 12 ocorrências no local, entre queda e rolamento de blocos rochosos, de árvores, rebaixamento da pista de rolamento e enxurradas, conforme o governo.

 

Interdição neste ano

A SC-390 precisou ser interditada pela Defesa Civil em 4 de fevereiro, depois que a Polícia Militar constatou riscos para os motoristas. O bloqueio partia da localidade de Guatá, em Lauro Müller, até Bom Jardim da Serra.

Uma rachadura aumentou de tamanho na pista e uma mureta, que faz a proteção lateral de uma das encostas, corria risco de desabar na pista inferior.

A interdição foi total por quatro dias, já que começaram na manhã 7 de fevereiro as obras na SC-390. Conforme o governo, nesse dia foram feitas obras emergenciais de melhorias na pista de rolamento.

Fonte: G1

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter