Ministro do STJ manda soltar novamente envolvidos em desastre da Vale, em Brumadinho

O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu na noite desta quinta-feira (14), uma liminar que garante a libertação dos 13 funcionários da Vale e da Tüv Süd, presos nesta tarde, em Belo Horizonte, por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Na decisão, o ministro reconheceu a ilegalidade da prisão temporária, alegando que os investigados já foram ouvidos durante a prisão temporária inicial, e os funcionários da Vale, inclusive, foram afastados da empresa, demonstrando a desnecessidade da prisão. Cordeiro estendeu a decisão também aos funcionários da Tüv Süd, empresa que atestou a segurança da barragem B1, da Mina Córrego do Feijão, da Vale, que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no dia 25 de janeiro.

Três funcionários da Vale e dois da Tüv Süd foram presos no dia 27 de janeiro e soltos no dia 5 de fevereiro. Outros oito funcionários da Vale - quatro técnicos e quatro gerentes, dois deles executivos - foram presos em 15 de fevereiro e soltos no dia 27. Nos dois casos, o relaxamento da prisão foi por decisão do Superior Tribunal de Justiça, que considerou as prisões desnecessárias.

Nesta quarta-feira (13), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que os investigados deveriam ficar na cadeia o tempo que faltava para completar 30 dias de prisão temporária.

Segundo a defesa de alguns dos presos, eles vão passar a noite na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e as duas mulheres na penitenciária Estêvão Pinto, em Belo Horizonte. Todos devem ser libertados pela manhã.

 

Saiba quem são os 13 envolvidos

 

 

  1. Alexandre de Paula Campanha - Gerente-executivo da geotecnia corporativa da Vale
  2. André Jum Yassuda - engenheiro da TUV SUD
  3. Artur Bastos Ribeiro - Gerência de geotecnia
  4. Cristina Heloiza da Silva Malheiros - Gerência de geotecnia
  5. Felipe Figueiredo Rocha - Setor de gestão de riscos geotécnicos
  6. Cesar Augusto Paulino Grandchamp - geólogo da Vale
  7. Makoto Namba - engenheiro da TUV SUD
  8. Hélio Márcio Lopes de Cerqueira - Setor de gestão de riscos geotécnicos
  9. Joaquim Pedro de Toledo - Gerente-executivo da geotecnia operacional da Vale
  10. Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis Araújo - Setor de gestão de riscos geométricos
  11. Renzo Albieri Guimarães Carvalho - Gerência de geotecnia
  12. Ricardo de Oliveira - gerente de Meio Ambiente Corredor Sudeste da Vale
  13. Rodrigo Artur Gomes Melo - gerente executivo do Complexo Paraopeba da Vale

Fonte: G1

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter