Sem data para reforma ou melhoria

Nos últimos meses, o sambódromo de Laguna vem ganhando destaque de modo bastante negativo. O último desfile ali foi no Carnaval de 2013, e, além de estar sem condições para receber novos foliões, o local conta com uma frota de carros abandonados do município e do Estado, como o DS mostrou na semana passada. E por enquanto não há nenhuma reforma prevista para o espaço.

A reportagem do DS procurou o governo do Estado para saber qual a atual situação do local. Segundo a secretaria de Estado da Administração (SEA), o sambódromo Hindemburgo Moreira foi doado pelo município de Laguna ao Estado para abrigar a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Laguna, que foi desativada. 

Desta forma, o imóvel passou para a administração da ADR de Tubarão. Com a desativação total de todas as ADRs do Estado até 30 de abril, conforme decreto do governador Carlos Moisés, o imóvel entrará para o inventário dos bens imóveis do Estado, ficando à disposição para ser legalmente reocupado. 

Funcionam ali hoje o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), a Associação Cultural, Social e Terapêutica da Região da Amurel (Acustra), e algumas salas também são usadas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Questionada pelo DS sobre uma possível reforma ou obras de melhoria no sambódromo, a SEA explica que o levantamento de bens imóveis do Estado prevê a análise documental e cartorária das construções, além da parte estrutural, e que só será possível dar uma destinação adequada ao imóvel com a desativação das ADRs e após esse levantamento imobiliário.

INDEFINIÇÃO 
A secretária da Fazenda, Administração e Serviços Públicos de Laguna, Luciana Pereira, explicou que somente o governo do Estado pode fazer melhorias no sambódromo. Luciana informou ainda que Laguna fez um pedido ao Estado para que o município possa usar algumas das salas existentes no sambódromo. “Como pagamos aluguel em algumas das secretarias, seria uma forma de gerar economia”, disse Luciana.

Segundo a SEA, eles não obtiveram o registro dessa demanda. “Porém, qualquer reocupação ou cessão de espaços imobiliários pelo governo do Estado está congelada até o findar do levantamento imobiliário”, diz o e-mail da secretaria encaminhado ao DS. 

Na última sexta-feira, o DS trouxe a notícia de que pelo menos 14 carros, dez da prefeitura de Laguna e outros quatro do governo estadual, estão parados no pátio do sambódromo. Tanto a prefeitura quanto o Estado explicaram que os veículos devem ir a leilão, ainda sem data definida, por não apresentarem mais condições de uso.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter