Conscientização marca Dia da Água

O mundo celebra hoje o Dia da Água. Diversos municípios realizam eventos que buscam alertar à população sobre o consumo consciente do líquido. Em Tubarão, o investimento em tecnologia e o cuidado da população com a natureza fazem com que a água que chega aos consumidores seja considerada de ótima qualidade.   

A afirmação sobre a qualidade é feita pelo coordenador técnico operacional da Tubarão Saneamento, Jorge Loffi Corrêa. “O monitoramento é feito diariamente, de duas em duas horas, na estação de tratamento. Além disso, somos auditados mensalmente pela vigilância sanitária municipal em trinta pontos de abastecimento”, explica Jorge. 

A água que chega às casas, segundo o coordenador técnico operacional, segue todos os pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, que vão desde cor e odor à quantidade de flúor. Ele ainda aponta que Tubarão fica numa posição privilegiada, já que o rio tem vasão de calha acima do volume captado pela empresa. “Isso faz com que as chances de um dia faltar água em grande escala sejam bem remotas”. 

Além do papel realizado pela empresa, Jorge fala sobre a importância dos pequenos atos do dia a dia, como a preservação dos recursos naturais. “A empresa faz investimentos constantes na estação, em laboratório, na malha de abastecimento da rede, em equipamentos e em capacitação. Mas os cuidados que vêm desde a nascente e seguem pelas margens do rio, feitos pela própria população, são essenciais para que a qualidade da água seja ainda melhor”, relata.

A Tubarão Saneamento, responsável pelos serviços públicos de água e esgoto da cidade de Tubarão, também investe em ações que colaboram para a eficiência hídrica. A iniciativa já resulta em um bilhão de litros de água não desperdiçados. Ainda em 2015, a empresa criou um setor especializado no controle de perdas. Nele, há um acompanhamento diário de tudo o que é produzido e consumido.

Dados de 2012 mostram que 35,8% da água era perdida durante a distribuição de água, em Tubarão. Já em 2015, a partir da implantação do setor especializado, o número reduziu para 29,6%, chegando em 21,18% no ano passado.

2 bilhões de pessoas sem água potável
Nesta sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Unisul (entre o 
shopping e o ginásio de esportes), encontra-se montado o Projeto Torre do Óleo – Torre Verde, para o qual as pessoas podem levar óleo de cozinha já utilizado. A cada dois litros de óleo depositado na torre, o doador tem direito a um cupom para concorrer a uma bicicleta.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), 2,1 bilhões de pessoas vivem sem água potável em casa. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que cada pessoa precisa de pelo menos 40 litros diários de água, para beber, tomar banho, cozinhar, e para outras necessidades. No Brasil, gasta-se cerca de cinco vezes mais água do que o necessário.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter