Evento relembra enchente de 1974

Relembrar o passado e preparar a sociedade para o futuro foram os principais objetivos do Seminário alusivo à enchente registrada no ano de  1974 que atingiu o Sul do Estado. O evento foi realizado nesta sexta-feira, dia 22 no auditório da Universidade do Sul do Estado, em Tubarão. Participaram do autoridades, técnicos das defesas civis estadual e municipais da região, estudantes, autoridades e personalidades que atuaram durante a enchente.

A primeira palestra foi do prefeito de Tubarão à época do desastre, o médico Irmoto Feuerschuette, que fez o relato, descrito no livro de sua autoria, do cenário caótico e o trabalho para atender as vítimas na busca da reconstrução do Município. “A enchente de Tubarão deixou 60 mil desabrigados e 3 mil casas destruídas. Por três dias 90% da cidade ficou submersa”, relembrou.

Em seguida ocorreu uma mesa para apresentar o projeto de redragagem do Rio Tubarão organizada pelo Comitê, que é composto por 21 entidades dos municípios da região. 

Durante a participação no evento, o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, falou sobre a importância do evento para a memória e para a busca de soluções. "Agradeço a equipe do Comitê, tanto pelo apoio, quanto pela visão dos membros que muito importante. Percebo que muitas coisas que estão sendo encaminhadas hoje é por conta do Comitê e resultarão na melhoria dos projetos na Região", completou o Secretário.

A final ocorreu uma homenagem aos policiais e bombeiros que participaram da operação no atendimento as vítimas em 74. Emocionados os militares, hoje da reserva, relembraram os momentos difíceis que enfrentaram e agradeceram o reconhecimento.

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter