Militares que atuaram em 74 são homenageados

Um ato realizado em frente à Catedral Diocesana de Tubarão homenageou ontem miliares que atuaram durante a enchente de 1974. A cerimônia, chamada de formatura especial, aconteceu no dia em que a tragédia completou 45 anos.

A homenagem foi concedida a 57 militares, que, no ano da enchente, serviam como soldados na 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria. Eles trabalharam na ajuda humanitária e no resgate a sobreviventes da maior catástrofe que já atingiu Tubarão, e também participaram da reconstrução da cidade.

Cada um dos ex-soldados recebeu, das mãos do então prefeito de Tubarão, o médico Irmoto Feuerschuette, uma placa com um diploma pelo trabalho desempenhado durante a tragédia. O prefeito em exercício, Caio Tokarski, também participou da homenagem, que foi precedida por uma missa na catedral.

Antes da entrega dos diplomas, os participantes ficaram em silêncio por um minuto, em memória às vítimas da enchente de 1974, que deixou, oficialmente, 199 mortos.

Ainda durante a cerimônia, o militar da reserva Dilson Antônio Piovezan, que participou das atividades de socorro na tragédia, leu uma carta em homenagem ao major Clavius Medeiros Varella, comandante do exército entre 1973 e 1976. Varella estava presente na cerimônia e também recebeu um diploma.

Seminário na sexta
Além da homenagem aos militares ontem, o aniversário de 45 anos da tragédia também foi lembrado com o 11º seminário sobre a enchente, realizado na noite de sexta, no salão nobre da Unisul.

O evento foi aberto com a fala de Irmoto Feuerschuette, que apresentou fatos novos sobre as cheias, registrados no livro “TubaNharô: O Pai Feroz”, lançado pelo ex-prefeito em 2018.

O desassoreamento do rio Tubarão também foi abordado. O secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, demonstrou que o governo está flexível para fazer as correções no projeto apontadas pelos engenheiros que integram a comissão de acompanhamento da redragagem.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter