Municípios atuam para recuperação após fortes chuvas

As cidades da região que mais foram atingidas pelas fortes chuvas de sexta-feira ficaram durante todo o fim de semana em uma grande força-tarefa para a recuperação dos estragos e para o levantamento de todas as situações que precisam ser resolvidas.

Em Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli segue com as equipes desde a noite de sexta para minimizar os estragos. No sábado, foram realizados vários atendimentos, desde resgate de veículo à desobstrução de caixa coletora. Ontem, as equipes priorizaram a desobstrução de estradas, pontes e consertos de buracos no esgoto em vários bairros. Hoje, seguem os trabalhos conforme as ocorrências. As ações ocorrem em parceria com a Tubarão Saneamento.

A Guarda Municipal atuou em ocorrências no trânsito e na ajuda com as equipes de limpeza. “Não há sistema de drenagem que dê conta do volume de chuvas que atingiu nossa cidade. Foram mais de 200mm. Tivemos grandes prejuízos, principalmente nas vias públicas, mas estamos atuando desde o primeiro momento para resolver o mais rápido possível”, pontua.

Em Jaguaruna, a ponte que dá acesso à cidade continua interditada por problemas na estrutura após o rio transbordar. De acordo com o prefeito Edenilson Montini da Costa, ontem foi decretado estado de calamidade pública no município, devido aos grandes problemas de infraestrutura causados, além do grande número de desalojados e de pessoas que ainda estão ilhadas em suas residências. Hoje, o Exército fará um estudo sobre a situação da ponte, e, segundo o prefeito, apenas após ser apresentado o laudo é que serão definidas as ações. 

A secretaria de Educação e Cultura de Jaguaruna suspendeu integralmente o transporte escolar hoje nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Em Laguna, o prefeito Mauro Candemil afirma que foi no município o maior registro pluviométrico. “Foram 270mm de chuva em menos de 48h, e os estragos foram muitos”, relata. Integrantes da força-tarefa estiveram reunidos na manhã de ontem para planejar as ações dos próximos dias. O tenente André Andrade, da 3ª CIA/ 63º BI do Exército, anunciou que disponibilizará, a partir de hoje, 25 soldados e duas viaturas para o auxílio na recuperação do município. Marinha e Exército irão incorporar o grupo, juntamente com Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Militar, bombeiros e órgãos municipais, para a recuperação do município depois da forte enxurrada da última sexta-feira.

Em Imaruí, o prefeito diz que os estragos foram muito grandes, e desde sexta-feira eles já estavam com as equipes nas ruas fazendo os trabalhos de recuperação no município. “Vamos precisar de ajuda do Estado e da Defesa Civil para recuperar o município. Estamos registrando tudo para decretar na segunda-feira (hoje) situação de calamidade pública ou de emergência. Muitas pontes de madeira foram levadas, muitas cabeceiras de pontes também. Foram muitos estragos nas ruas e nas residências, mas, felizmente, não houve feridos. Vamos trabalhar, agora, para esta recuperação”, pontua.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter