Setembro Amarelo: caminhada pede atenção à vida

Diversas pessoas se reuniram no sábado para caminhar em favor da vida e pela derrubada de tabus e preconceitos em torno das doenças mentais e do suicídio. Foi mais uma ação da campanha Setembro Amarelo em Tubarão – a Caminhada pela Vida.

Com concentração na frente do Farol Shopping e saída às 10h, em direção ao Centro, a ação mobilizou muitas pessoas. O objetivo é chamar a atenção para o tema do suicídio. Conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo.

A ideia da campanha é discutir o assunto e divulgar ações preventivas, bem como ajudar as pessoas a identificar e auxiliar quem está mentalmente doente. A psicóloga Bárbara Felisbino, que participou do evento, aponta que as ações são importantes por ser uma forma de chamar atenção sobre o assunto para que ele não seja um tabu. “É importante as pessoas saberem que podem e devem pedir ajuda sempre que se sentirem mal e a campanha serve como um alerta de que não estão sozinhas”, afirma.

A campanha contou com várias ações. No dia 8, foi realizada a palestra “Amor à Vida”, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, com a participação da Associação Tubaronense de Psiquiatria (ATP) e de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Florianópolis e Braço do Norte. O evento contou com depoimentos de pessoas que passaram pelo risco de suicídio e conseguiram superar as dificuldades ao buscarem tratamento.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade deste problema de saúde pública no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e a ampla divulgação de informações.

Foto: Fábio Maurício Fotografias/DS

Fonte: Litiane Klein/Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter