Prefeitos do Sul cobram apoio para recuperação de prejuízos causados pelas chuvas

Seis prefeitos e vereadores de municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias participaram nesta quarta-feira(29) de audiências programadas pelo deputado Volnei Weber (MDB) nas secretarias de Defesa Civil e da Infraestrutura, com o objetivo de assegurar apoio para a recuperação dos municípios. A prioridade está no levantamento dos prejuízos, mas há situações urgentes na recuperação de vias, especialmente em pontes que foram destruídas. O secretário da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior assegurou a possibilidade de ser firmada parceria para a reconstrução de pontes, com um projeto básico, contando com as administrações municipais para a execução de obras de cabeceiras.

O fornecimento de kits de limpeza, higiene e água também foi ofertado aos prefeitos dos municípios Sangão, Jaguaruna, Laguna, Imaruí, Pedras Grandes e Treze de Maio. A maioria dos municípios estão em estado de emergência desde sexta-feira passada. Jaguaruna chegou a decretar estado de calamidade pública. Os municípios tiveram prejuízos estruturais com perdas de pontes, bueiros e calçamentos de estradas e ruas, estão com estradas vicinais praticamente interditadas e há casos em que a rede escolar suspendeu aulas. Isso sem contar os prejuízos em residências, no comércio e em instalações industriais.

O secretário da Defesa Civil alertou para a possibilidade de mais chuvas ocorrerem nos próximos dias, aumentando a situação de risco em terrenos que já se encontram encharcados. Já o secretário da Infraestrutura Carlos Hassler recebeu os prefeitos e avaliará a possibilidade de intervenção pelo Estado, para reparar as vias danificadas que se encontram sob a jurisdição estadual. No entanto, ele ainda se comprometeu a acompanhar a situação e levar ao governador Carlos Moisés os pleitos apresentados pelos prefeitos.

Para o deputado Volnei Weber, a situação exige ação rápida, ao menos para a recuperação das vias principais, de pontes, para que as cidades possam retomar a vida normal. Ele assumiu o compromisso de manter sintonia fina com os municípios e servir de intermediário no que se fizer necessário com o governo. “Nesse momento, eu espero um gesto solidário do governo, e tenho certeza de que a burocracia não impedirá uma ação rápida, pois na ponta do problema estão pessoas que precisam retomar suas vidas”.

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter