São Ludgero comemora 57 anos com qualidade de vida

Com uma história de superações e conquistas, São Ludgero comemora hoje 57 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que tem cerca de 11 mil habitantes (segundo dados do IBGE 2010), preza pela qualidade de vida à população.

De acordo com o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, São Ludgero é terra de povo trabalhador, de empreendedores. “É um lugar que tem qualidade educacional, é referência na saúde, cidade onde o tratamento do esgoto doméstico acontece nas áreas urbana e rural, e o fomento esportivo é realidade em diversas modalidades”, aponta o prefeito. 

E São Ludgero realmente tem se destacado em diversos setores. No esporte, com o incentivo do município, atletas disputam campeonatos nacionais e internacionais, como é o caso, por exemplo, do atletismo. 

Na educação, a acessibilidade é prioridade, bem como a capacitação e a qualidade de ensino (leia mais na página 5 desta edição). Na questão de saúde e meio ambiente, o tratamento de esgoto nas áreas da cidade são pontos positivos, principalmente para o futuro dos próximos cidadãos. E, claro, ressalta o prefeito, a intenção é melhorar cada vez mais.

“São 57 anos de uma história de superações e conquistas. Com união, entendimento, muita maturidade política, parcerias e gestão eficiente, seguimos no caminho do desenvolvimento saudável, focado sempre no bem comum, no coletivo, e oportunizando mais qualidade de vida às famílias. Terra onde sonhos são transformados em metas, e, com muito trabalho, dedicação e determinação, se transformam em realidade nos setores privado e público”, acrescenta Iba.

 

Inclusão começa na unidade escolar

Em tempos de igualdade, a inclusão é um assunto a ser levado a sério. E é isso que a rede municipal de ensino de São Ludgero defende. O município, que completa 57 anos hoje, defende a ideia de todas as pessoas terem acesso, de forma igualitária, ao sistema educacional. Por isso, investimentos são feitos, para que o resultado seja positivo à população.  

A inclusão escolar prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes de aula regulares, compartilhando as mesmas experiências e aprendizados. Em São Ludgero, os avanços são visíveis em relação à acessibilidade, bem como ao atendimento 
individualizado, com auxiliar em sala de aula, atendimento educacional especializado no contraturno, recursos pedagógicos, atividades diferenciadas. 

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim, reforça a necessidade de as escolas estarem preparadas para dar suporte aos alunos na infraestrutura da instituição (rampas etc.) e, principalmente, na capacitação dos profissionais de ensino para o tipo de acompanhamento específico. 

“É preciso que haja a elaboração e a implantação de métodos e recursos pedagógicos, estruturas e espaços que sejam acessíveis a todos os alunos, quebrando, assim, as barreiras que poderiam vir a impedir a participação de um ou outro estudante por conta de sua respectiva individualidade”, diz.

 O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, diz que há preocupação em fazer, dentro das possibilidades, investimentos que atendam às necessidades para que a inclusão seja realizada com êxito. “Avançamos muito em relação à inclusão na rede municipal de ensino. Em São Ludgero, não apenas aceitamos os alunos, mas já possuímos uma boa estrutura física e pedagógica. E, vamos seguir avançando”, pontua.

 

Novidades da rede municipal

A rede municipal de ensino de São Ludgero possui seis escolas. No fundamental, atende 635 alunos, e na educação infantil, 850. Para garantir a qualidade, a prefeitura investe, desde 2017, em planejamento voltado à manutenção dos prédios escolares, bem como em reformas em pontos específicos.

Entre as novidades no ensino de São Ludgero estão a implantação de aulas de Educação Física a partir das turmas de bebês (quatro meses), de aulas de arte a partir das turmas de três anos, e, além disso, acompanhamento psicológico e contratação de fonoaudióloga e psicopedagoga para atendimento e acompanhamento aos alunos, familiares e professores.

Segundo dados das ESFs (Estratégia Saúde da Família) e das matrículas nos CEIs, o município de São Ludgero atende  aproximadamente 67% das crianças de zero a três anos, e 100% de quatro a cinco anos, alcançando a meta antes do período vigente do PNE (Plano Nacional de Educação) e do PME (Plano Municipal de Educação).

 

Atividades foram realizadas para celebrar data comemorativa

Para celebrar o aniversário de São Ludgero, várias atividades foram realizadas ao longo da semana. Houve passeio, bolo de aniversário, sorteio de bicicletas e a Gincana Cultural 57 anos de São Ludgero. As atividades ocorreram no domingo. 

“Os eventos exigiram muito empenho e dedicação de várias pessoas, mas tudo valeu a pena, por termos conseguido realizar algo diferente, que oportunizasse um domingo especial em família, com muita alegria e boas risadas”, resume Júlia Pickler, integrante da Comissão Organizadora dos eventos alusivos ao aniversário de São Ludgero.

O aniversário de São Ludgero é comemorado hoje, mas, diante da lei complementar nº 134/2014 – que antecipa os feriados municipais para segunda-feira se caírem entre terça e sexta-feira, salvo aos sábados e domingos –, neste ano o feriado foi na segunda.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter