Grão-Pará se prepara para Festa de São João Batista

Fogueira montada, casas e vitrines decoradas e ruas enfeitadas. O clima da festividade junina já toma conta do município de Grão-Pará. Nessa época do ano a cidade recebe milhares de visitantes que são atraídos pela tradicional Festa de São João Batista, a maior festa do gênero no estado. 

A programação, festiva e religiosa, inicia na sexta-feira, dia 21, se estendendo até a segunda-feira, dia 24, e compreende desde missas, feira, apresentações e baile até mesmo cavalgada, passeio de bike e gaiola, encontro de carros entre outros. O momento mais esperado da Festa de São João Batista é a queima da fogueira com show pirotécnico. 

A construção e finalização da enorme estrutura foi comemorada, no início deste mês, e se tornou um costume dos voluntários que ajudam a erguer a fogueira, que de forma imponente chama a atenção de quem passa pela cidade. Muitas pessoas já aproveitaram para registrar o momento com muitas fotos. E a melhor foto pode ser impressa, emoldurada e o sortudo irá ganhar ainda uma cesta de quitutes juninos. Para participar basta tirar uma foto da fogueira e compartilhar nas redes sociais usando a hashtag #fotodafogueira. De acordo com o Centro de Pastoral da Comunidade -CPC, que organiza o evento, será escolhida a fotografia que valorize e transmita o quão importante é a fogueira para a Festa de São João Batista. 

Outra novidade apresentada este ano é o letreiro ‘Viva São João’ que junto do personagem João Fagulha visam divulgar ainda mais o evento. Esta edição da Festa de São João Batista também será de mudanças, com o retorno do leilão. O autor do maior lance terá a oportunidade de acender a fogueira. 

Também faz parte da programação o Segundo Encontro de Mulheres, organizado pela Cooperativa de Eletricidade Grão-Pará - Cergapa. As inscrições para o encontro podem ser feitas diretamente na Cergapa ou através do telefone 0800 643 1150. Durante o dia várias atividades serão realizadas no Salão Paroquial, entre elas, a presença do médico Emir Dacorégio, falando sobre cuidados médicos e doenças crônicas, Roselei Luiz Angst, com a palestra ‘Faça da sua vida um show’, Danielle Nobile, que irá debater o tema ‘Redescobrindo a felicidade’, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais com a apresentação ‘A lenda da Vitória Régia’.  Vale ressaltar que o evento é gratuito e as vagas são limitadas.

 A organização da Festa de São João Batista espera que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local durante toda a programação. “Sabemos que a estrela da festa é a queima da fogueira e o show pirotécnico, por isso, sempre em parceria com o corpo de bombeiros prezamos pela segurança de todos. Investimos para garantir um verdadeiro espetáculo, serão cerca de 20 minutos com os fogos de artifício colorindo o céu de Grão-Pará”, garante Eduardo Galvan de Oliveira Souza, presidente do CPC. 

Confira a programação: 

Sexta 21/06 

08:30 - Segundo Encontro de Mulheres Cooperativistas
16:00 - Abertura oficial da quinta Expo Feira São João
18:00 - Procissão motorizada com imagem do Padroeiro São João Batista. Saída da Gruta Nossa Senhora Aparecida, do Rio Pequeno, com benção dos carros na chegada
19:30 - Primeiro dia do Tríduo de São João Batista na Igreja Matriz. Animação: Movimento de Irmãos
22:00 - Especial Sertanejo com Murilo e Gustavo
22:00 - Fechamento da quinta Expo Feira São João

Sábado 22/06

07:00 - Sexta Cavalgada Festa de São João
11:00 - Abertura da quinta Expo Feira São João
12:00 - Almoço no Piquete Fronteira do Corvo Branco
18:30 - Missa e segundo dia do Tríduo de São João Batista na Igreja Matriz. Animação: Terço dos Homens
19:30 - Oratório de São João Batista cantado e encenado pelo Coral Municipal, no pátio da Igreja Matriz
21:00 - Show Livre. Atração: Cris e Thiago
22:30 - Encerramento do leilão para a queima da fogueira
23:00 - Queima da tradicional fogueira e show pirotécnico
23:30 - Baile da Fogueira - Atrações: Brenno e Matheus, Plano B, Dj Gringo, e Dj Gabriel Vieira. 
24:00 - Fechamento da quinta Expo Feira de São João

Domingo 23/06

08:45 - Sexto passeio de Bike Festa de São João
09:00 - Décimo Segundo Moto Trilha - Trilheiros do Fogo Festa de São João
09:30 - Quinto passeio de Gaiola, Jeep e Quadriciclo Festa de São João
10:00 - Missa e terceiro dia do Tríduo de São João Batista na Igreja Matriz. Animação: alunos da escola Arte de Tocar com professor Lismael Ferrareis 
10:30 - Primeiro encontro de carros antigos Festa de São João 
11:00 - Abertura da quinta Expo Feira São João
12:00 - Tradicional almoço no Salão Paroquial
13:00 - Chegada dos passeios de bike, moto trilha, gaiola, Jeep e quadriciclo
14:30 - Caravana Canta Viola Sul no palco externo, com atrações regionais e participações de Teixeirinha Filho e Neto
19:00 - Encerramento da quinta Expo Feira de São João
20:00 - Baile da Rifa com João Luiz Corrêa e Dj Kleiton Mattos

Segunda-feira 24/06 

10:00 - Missa de Integração das Comunidades da Paróquia e homenagem a Beata Albertina, no centenário de seu nascimento. Presidida por Dom João Francisco Salm, Bispo Diocesano, e presença de padres de paróquias vizinhas. 
12:00 - Almoço no Salão Paroquial 
15:00 - Sorteio da Rifa - Renault Kwid 0 KM mais 10 mil em prêmios 
 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter