Unibave lança a campanha institucional de combate ao uso de drogas

Consciente do importante papel social que exerce, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave lança uma campanha institucional de combate ao uso de drogas. O pilar da ação é o verbo alertar, trazendo à tona as consequências físicas e sociais do consumo de drogas. E foi assim que a iniciativa foi intitulada de “Curtir sem Vacilo”.

O coordenador de Comunicação e Marketing do Unibave, Marcos Dalmoro, pontua que o consumo de drogas precisa ser abordado, sem tabus e julgamentos. “Realizamos algumas reuniões com profissionais da área da saúde para desenvolver o conceito criativo da campanha, onde abordaremos o assunto sem preconceitos a partir do fortalecimento da rede de apoio, sem julgar o que é certo ou errado. A decisão é do usuário, a instituição trabalhará do ponto de vista de alerta dos perigos, consequências do uso e ações de redução de danos”, explica.

A estratégia adotada para sensibilização, consiste em contar histórias por meio de reportagens especiais para que as pessoas possam tangibilizar o problema e refletir sobre ele. Além disso, a campanha traz acadêmicos em uma foto produzida especialmente para a iniciativa. “Quando fui fazer as fotos sabia que era algo sério e que teria que colocar um aspecto pesado, mas não imaginava que teria um choque de realidade tão grande. A campanha fala de algo presente na sociedade e na mídia, porém, acabamos não dando tanta importância por não ser a nossa realidade. Aí me instruíram como fazer, como seria a ‘minha história’ naquela cena, me coloquei no papel e senti como é importante essa abordagem da campanha e o quanto pode fazer a diferença na vida de alguém”, declara o acadêmico e personagem da campanha, Clynton Pizoni.

Os cartazes foram fixados em salas de aula e áreas de convivência social da instituição. O objetivo é que os materiais sejam um reforço visual e constante, com sugestão de alternativa para rede de apoio a dependência.

Conteúdos informativos abordando os diversos tipos de drogas, lícitas e ilícitas, também serão trabalhados nas redes sociais. “Traremos dicas e sugestões de como evitar e também de como agir com pessoas dependentes, focando sempre no apoio”, esclarece Marcos.

O reitor do Unibave, Elcio Willemann, frisa que os danos causados pelo consumo de drogas são coletivos, gerando impactos sociais. Por isso, deve ser abordado sem receio e preconceito. “No cenário universitário que vivemos, a prevenção é o caminho. Para auxiliar os indivíduos que já possuem algum tipo de dependência, apoio é a palavra-chave. Em ambos os casos, a nossa defesa é o conhecimento!”, argumenta o reitor. “O combate às drogas é possível sim, mas precisamos unir forças em prol desse objetivo”, finaliza Elcio.

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter