Aeroporto tem queda no número de passageiros

O número de passageiros que passaram nos primeiros seis meses deste ano pelo Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, foi menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. A queda foi de 10,97%, segundo dados da RDL, empresa que administra o local. 

Os dois primeiros meses de 2019 foram os únicos que apresentaram aumento no número de pessoas embarcando ou desembarcando pelo Aeroporto de Jaguaruna. Em janeiro deste ano, foram 12.952 pessoas, o que representa 12,83% a mais do que o mesmo mês do ano passado. Em fevereiro, o percentual foi ainda maior, de 25,27%. No segundo mês deste ano, 12.258 usaram o aeroporto, enquanto 9.785 usaram em fevereiro de 2018. 

Março, abril, maio e junho apresentaram quedas. O diretor comercial da RDL, André Costanzo, diz que as baixas foram pontuais, nos momentos em que a Latam deixou de operar por duas vezes. O primeiro deles aconteceu na última semana de março, quando o caminhão do Corpo de Bombeiros que atende o aeroporto estragou. Depois, em abril, a empresa aérea voltou a paralisar as atividades em virtude da suspensão do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (Sescinc). 

“Somente nessa segunda parada, foram mais de dois meses sem a operação da Latam. Vale ressaltar que nós conseguimos resolver a situação em pouco tempo, mas a empresa, por medida própria, optou por estender a suspensão dos voos”, explica. 

Ainda segundo André, com o retorno das atividades da Latam e a continuidade dos serviços da Azul, o mês de julho já apresenta aumento no número de passageiros. “A gente deve fechar este mês em alta e a expectativa é de que o crescimento continue nos próximos meses”.

Sem previsão de novos voos

André Costanzo informou também que continuam as tratativas para que o Aeroporto de Jaguaruna possa oferecer voos regionais. Duas companhias aéreas com aviões de porte pequeno se mostraram interessadas, como o DS informou em junho. São aeronaves do modelo ATR, com capacidade para transportar até 72 passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. “A expectativa era de que essa oferta seria feita ainda neste segundo semestre, mas com o mercado de aviação enfrentando dificuldades, talvez demore um pouco mais”, relata André.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter