Movimento defende mudança do nome de Florianópolis para Floripa

   Ao usar a tribuna da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, um representante do movimento "É Floripa" defendeu a mudança do nome da Capital catarinense. Segundo ele, a cidade não se chamaria mais Florianópolis. Assim, passaria a adotar o nome Floripa.
   A defesa foi feita pelo advogado José Braz Silveira, coordenador do movimento. Segundo ele, em uma pesquisa popular recente, 82% das pessoas se manifestou favorável a mudar o nome da Capital. Braz afirmou que o grupo foi criado em 16 de dezembro de 2019. Mas, segundo ele, "O trabalho vem sendo gestado há muitos anos". O advogado afirma que há uma "inquietude" na cidade por conta da origem do nome, que é uma referência a Floriano Peixoto, militar conhecido como marechal de ferro.
— Decidimos que o nosso primeiro ato público seria na Câmara em respeito aos nossos vereadores. E,
sabendo que se conseguirmos o apoio para a mudança do nome da Capital, passaremos pelo parlamento
municipal - justificou.
Para o coordenador, Floripa é "um nome mais palatável, mais turístico, mais fácil de se pronunciar". A sugestão de Braz é que em 2022 se faça um plebiscito na Capital junto com as eleições estaduais para a decisão da população sobre a mudança de nome. — Vamos buscar nesses três anos e alguma coisa que temos pela frente considerar o movimento pela ruas para que em 2022 a gente consiga esse apoio popular pelo plebiscito.
Depois, o plano prevê um projeto a ser apresentado na Câmara. Dentre as justificativas elencadas pelo movimento para a troca está também o conhecimento do nome Floripa em outros países. 

Fonte: Coluna do Ânderson Silva para o portal NSC Total Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva/movimento-defende-mudanca-do-nome-de-florianopolis-para-floripa

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter