Dificuldades para fazer leitura e manutenções em hidrômetros motiva Samae de São Ludgero adotar novo padrão de ligação de água

  Diante das dificuldades encontradas para realizar a leitura em hidrômetros, somada a diminuição de custos, menor intervenção em calçadas e muros, maior durabilidade e proteção das peças o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de São Ludgero adotou um novo padrão de ligação de água válido no caso de novas ligações, religações solicitadas pelo usuário, mudança do local da ligação, construção de muros e calçadas.

  A confecção da mureta ou muro que abriga a caixa padrão e conexões internas é de responsabilidade do proprietário/titular e pode ser executada por terceiro por ele contratado, bem como a instalação da caixa de proteção do hidrômetro, cabendo ao Samae através de seus técnicos prestarem as orientações técnicas necessárias e realizar após vistoria, a mudança da ligação para o novo padrão. A caixa de proteção de hidrômetros deverá ser solicitada no escritório do Samae mediante requerimento, e deverá ser instalada na divisa frontal ou lateral do lote/fachada e no lado do lote em que se encontra a ligação de entrada de água (ou espera) já disponível, podendo haver uma variação máxima de um (1) metro, conforme orientações e especificações técnicas do Serviço Autônomo Municipal. Deverão ser instaladas conexões e o registro para manutenção predial interna pelo usuário após a caixa de proteção, pois o acesso ao registro no interior da caixa será exclusivo da Autarquia Municipal. A caixa de proteção é fornecida pelo Samae ao preço de custo de R$ 53,00, acrescidos os serviços de mudança da ligação no valor de R$ 11,71 mais materiais empregados que serão lançados em fatura. Após a instalação da Caixa de Proteção de Hidrômetro, o consumidor deverá comunicar o Samae, para que faça uma vistoria, atestando a conformidade e assim executar a ligação ou mudança da ligação de água para o novo padrão.

     A Diretora Geral do Samae de São Ludgero, Judite Peters Schurohff, esclarece que a padronização da ligação de água deverá estar de acordo com as orientações previstas na Instrução Normativa Nº 01/2019. “O novo padrão trará benefícios como redução de custos, o hidrômetro fica mais protegido, facilitará a leitura sem a necessidade de funcionário do Samae, entrar no imóvel em caso de manutenções, entre outros”, reforça a diretora.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Município de São Ludgero - Foto: Arquivo Samae

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter