Retirada de tubos provoca protestos em Braço do Norte

Trabalhadores do setor de obras da prefeitura de Braço do Norte foram vistos em um caminhão e uma máquina retroescavadeira recolhendo tubos de drenagem de escoamento pluvial no bairro Lado União, ontem pela manhã. Conforme alguns moradores, a obra na localidade é esperada há alguns anos e os trabalhos naquele lugar não poderiam ficar aquém de um serviço ‘eleitoreiro’.

De acordo com o secretário de obras do município, Ione Pedroso, a situação está sob controle e tudo não passou de um equívoco. “Foi apenas um erro de informação. Os tubos continuam no mesmo local. Na próxima semana, os trabalhos terão o seu início naquele bairro. Não temos a intenção de encerrar nenhum serviço, muito pelo contrário, vamos executá-lo até o último dia desta gestão”, assegura Pedroso.

Segundo o secretário, todos os tubos estão em perfeito estado, o que não justifica a sua retirada. “Infelizmente foi isso que ocorreu. A população não precisa ficar preocupada. Além dos trabalhos que serão continuados no bairro Lado da União, outras localidades também receberão os serviços da prefeitura”, observa.  

A rede de drenagem pluvial urbana tem papel importante para o bom funcionamento da cidade, de certa maneira, em períodos com frequentes quantidades de chuvas. Em sua maioria, servem para minimizar os problemas, como enchentes e deslizamentos de encostas - causados pelo excesso no nível de circulação da água. 

Porém, para atingir o resultado esperado, a rede de drenagem pluvial deve ser constituída pelos materiais adequados como os tubos de concreto. Eles são fabricados em dois formatos: os de seção circular e os retangulares. O modelo circular normalmente tem diâmetro interno que varia de 20 centímetros até 2 metros. Por sua vez, os retangulares, também chamados de aduelas, têm tamanho inicial de 1 por 1 metro e podem chegar até 4,5 por 4,5 metros. 

Informações: Jailson Vieira/Notisul
Foto: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter