Comissão organizadora divulga resultado oficial de consulta popular

O primeiro Plebisul – Consulta Popular, que aconteceu no último sábado, dia 1º de outubro, em todo o território Sul-Brasileiro teve seus dados oficiais divulgados na noite desta terça-feira, dia 3, pela Comissão central Organizadora (CCO) do evento.

De acordo com a organização, ao todo votaram 616.917 eleitores nos três estados. Destes, 95,74% disseram sim a pergunta “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. As opções para a resposta na votação foram Sim e Não. Apenas 4,26% dos eleitores disseram que “Não”. Ao todo o Movimento O Sul é o Meu país sob o comando da CCO do evento mobilizaram cerca de 20 mil ativistas nos três estados que trabalharam como voluntários na Consulta como mesários e presidentes de urnas espalhadas por mais de 500 municípios. 

Os números por Estado 

O Paraná registrou os maiores números de rejeição a proposta, mas mesmo assim, os que desaprovam a ideia somaram apenas 11,18% dos eleitores. A maioria absoluta, 88,82% optaram pelo Sim. Em Santa Catarina, menor estado da Confederação Sulista 94,63% votaram Sim a Independência do Sul e 5,37% disseram nas urnas Não a proposta. O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais uma vez foi campeão na aprovação a proposta. Exatos 97,21% dos gaúchos votaram Sim a proposta de independência e apenas 2,79% disseram Não.

Agradecimentos

O Movimento O Sul é o Meu País agradece a toda equipe da CCO do Plebisul na pessoa dos compatriotas Anidria Rocha, Dr. Adelar Rozin, Johny Grasel, Procorio Pereira, Rubens Ramos, Julio Zarnitz, Paulo Mannes, Pedro Onysko Liss, Sandra Parma, Ademar Vilk, Dr. Leonardo Mingotti, Nereu Oliveira, e diversos outros colaboradores e auxiliares que ao longo do processo deram sua contribuição para que este evento fosse coroado de êxito.

Efusivos agradecimentos também a todos os líderes municipais, regionais e mesorregionais, bem como a todos aqueles que doaram seu dia em prol da Causa Sulista como mesários, presidentes de urnas, auxiliares e colaboradores.

Por fim, a instituição agradece a honrada população Sulista representada nos mais de 600 mil cidadãos que foram as urnas dizer SIM ou NÃO a proposta capitaneada pelo Movimento O Sul é o Meu País.

Os resultados finais da votação:

TOTAL DE ELEITORES

PARTICIPANTES: 616.917

SIM: 95,74%

NÃO: 4,26%

PARANÁ:

SIM: 88,82%

NÃO: 11,18%

SANTA CATARINA:

SIM: 94,63%

NÃO: 5,37%

RIO GRANDE DO SUL:

SIM: 97,21%

NÃO: 2,79%

Informações e fotos: Plebisul 2016

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter