Em Orleans, iniciativa de valorização da infância reúne crianças e suas famílias

Mais de mil bonecos estiveram expostos nesse fim de semana (08) através do Projeto Presença, realizado pelo SESI, entidade da FIESC, na Praça Celso Ramos, em Orleans.

Onze entidades – entre elas municipais, estaduais e particulares – estiveram envolvidas na iniciativa realizada pela segunda vez no município. Desde o início deste semestre oficinas aos pais, as crianças e aos professores foram realizadas para a construção de bonecos de pano que se tornaram, de forma simbólica, os chamados mensageiros da paz.

De acordo com a supervisora educacional do SESI Orleans, Sayonara Curcio Cittadin, a segunda edição do projeto superou as expectativas e o número de bonecos produzidos pelas crianças e seus pais. “Ano passado tivemos em torno de 650 bonecos, este ano foram mais de mil. Portanto, tivemos um saldo muito positivo com a participação de todas as instituições, além das crianças e suas famílias”, destaca.

Somente o SESI Orleans, presente na cidade há 30 anos, atende em torno de 80 crianças.

Esta iniciativa visa criar um movimento pela ocupação dos espaços públicos com segurança por crianças e adultos que se reconhecem corresponsáveis no processo de construção de uma sociedade mais humana, solidária e compassiva.

Além disso, a intenção é mobilizar cidadãos em defesa da infância bem vivida e da segurança em locais públicos, reconhecendo a cidade como um espaço educativo.

A Praça Celso Ramos se tornou o encontro da família nesse fim de semana, onde além dos bonecos expostos foram realizadas brincadeiras diversas, como: contação de histórias e faz de contas.

Um ateliê para a produção dos bonecos também foi montado no local.

O Projeto Presença teve início em 2012 na cidade de Salvador (BA) e rapidamente ganhou todo o país. A ação foi idealizada pelo comitê gestor da RedSOLARE Brasil, com a liderança da educadora Marilia Dourado. Em Criciúma, esta mesma ação foi realizada em dezembro de 2015.

Fonte: Sul In Foco

Imagem: Douglas Saviato

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter