Vereadores de Orleans reafirmam compromisso em busca de recursos para o município

Os seis vereadores que fizeram uso da tribuna na sessão ordinária dessa segunda-feira (17), da Câmara de Vereadores de Orleans, reafirmaram o compromisso em busca de recursos para as ações em prol do município. O prefeito eleito Jorge Koch (PMDB), os vereadores eleitos Tim Baleiro (PMDB) e Mirele Debiasi (PSDB) e o suplente Nazareno Estevão Avelino (PMDB) se fizeram presentes na oportunidade.

O primeiro a falar foi João Teza Francisco (PSD), o Dão. Ele aproveitou o momento para fazer um pedido ao prefeito e vice-prefeito eleito, Jorge Koch e Mário Coan. “Eu e o vereador Clesio de Oliveira Sousa, em memória, conseguimos um dinheiro com o nosso deputado, João Paulo Kleinübing, para que fosse concluída e maternidade. Esse dinheiro já está na conta e não tem como mais voltar. Além disso, tem uma emenda de R$ 250 mil para comprar os acessórios da maternidade”, explicou.

“Conversando com um familiar do Clesio, sugeri que fosse colocado o nome daquela ala de Clesio de Oliveira Sousa. De antemão, já quero deixar este pedido feito para que conversasse com o futuro administrador da Fundação Hospitalar Santa Otília para que pudéssemos homenagear aquele grande vereador que se fez presente nesta casa por muitos anos”, solicitou Dão.

O vereador Mário Coan (PSDB) falou sobre reunião já realizada. “Gostaria de registrar que, na semana passada, nós já estivemos em contato com a deputada Geovania de Sá e, como estão elaborando o orçamento do próximo ano, solicitamos alguns recursos para a construção de um ESF [Estratégia Saúde da Família], para obras de pavimentação e também para aquisição de equipamentos para serem utilizados na agricultura”.

“Faço este registro porque eu gostaria que todos que todos que possuem assento nesta Casa e pertencem aos seus partidos políticos também providenciassem juntos aos seus representantes a solicitação de recursos da mesma forma como sempre fizemos durante nossos quatro anos de vereador, independente de ser de oposição ou situação ao governo, porque realmente precisamos de recursos para investir no município de Orleans. Quem trouxer estes recursos, claro, será reconhecido pela Administração Municipal e pela população”, destacou.

Osvaldo Cruzetta (PP), o Vá, seguiu a mesma linha. “Já tivemos, por diversas vezes, a sua presença aqui e é sempre bom que, depois que assumir o comando do município, no dia 1º de janeiro, também apareça nesta Casa. Acredito que é importante a presença do prefeito para que juntos possamos tecer um debate produtivo para o município. É assim que as coisas boas acontecem. Tivemos a ausência do atual prefeito que, durante estes quatro anos, poucas vezes esteve nesta Casa e, muito menos, para debater algum projeto com o Poder Legislativo. Aqui é a verdadeira representação da nossa sociedade. Portanto, deve ser mais prestigiada e participar mais das ações e decisões do município”, defendeu.

O vereador Vá também falou sobre recursos. “Ao vice-prefeito Mário Coan, gostaria de dizer que já estamos planejando, junto com o presidente da Casa Legislativa, vereador Cristian Berger (PP), o Kiki, uma viagem para Brasília em novembro, para buscarmos recursos com nossos deputados para serem aplicados em Orleans. Eu conversei há poucos instantes com o prefeito eleito, Jorge Koch, de que estamos nos dirigindo para Brasília e ele também, pois já há um encontro com os prefeitos eleitos. Certamente, nos encontraremos lá em busca de recursos. Neste governo que está se encerrando, conseguimos mais de R$ 2 milhões, somente do nosso partido”, continuou.

“Agora que estamos eleitos, temos um só partido, que se chama Orleans. Trabalharemos com o objetivo de trazermos boas ações para a cidade. Quero trazer recursos. Quero garantir a pavimentação asfáltica tão prometida em Rio Pinheiros e tenho que, com este novo governo e com o recurso que iremos buscar, faremos esta obra prometida por muitos prefeitos e que, até agora, não foi feita. Quero contar com o apoio do prefeito e do vice-prefeito eleitos. Deixo aqui o registro que nós, do Partido Progressista, faremos a nossa parte e, no mês de novembro, iremos para Brasília em busca destes recursos”, concluiu.

Pedro João Orben falou sobre a mobilização do PMDB. “Já conversei com os deputados Edinho Bez, Ronaldo Benedet e Ada de Luca e, juntamente com o vereador Antônio Dias André, o Geada, e com o vereador eleito Tim Baleiro, que nós buscaremos recursos para ajudar nosso prefeito e a população de Orleans. Como vereador, sempre trouxe recursos para o nosso município. Mesmo sendo de oposição, trouxe recursos para todos os prefeitos. Desta vez, não será diferente”, garantiu.

Valter Orbem, por sua vez, falou em nome da bancada do PSD. “Na mesma linha de raciocínio, com a bancada do PSD formada por três vereadores, também nos dedicaremos bastante. Inclusive, hoje, o ex-prefeito Jacinto Redivo, o Tinto, teve uma reunião com o deputado João Rodrigues, em Florianópolis, que sempre foi atencioso com o município de Orleans, buscando uma reunião com os vereadores que foram eleitos para a próxima legislatura e também em busca de recursos. Nesta data também, na Secretaria de Saúde, foi entregue uma van para transporte de pacientes para Florianópolis com uma segurança ainda maior. Veículo novo, completo, com ar-condicionado”, contou.

Antônio Dias André (PMDB), o Geada, também falou em nome do partido. “Quero deixar claro que não vou falar somente em meu nome, mas em nome do meu partido, o PMDB. Eu, Tim Baleiro, Pedro João Orben, o prefeito Jorge Koch e também os suplentes do PMDB, estão avalizando esta ida para Florianópolis, em busca de recursos para que se alavanque o produto maior, que é a qualidade de vida para o cidadão. Na administração anterior, ajudamos com o asfalto no Centro de Pindotiba, com a Emenda Parlamentar do deputado Ronaldo Benedet para a quadra de esportes e estamos ajudando no que for possível até o último momento desta administração atual. Sem pestanejar, queremos dizer em alto e bom som que vamos continuar fazendo esforços para trazer recursos para o próximo governo municipal”.

Em seu pronunciamento, Geada enalteceu também o trabalho de orleanenses. “Quero, nesta oportunidade, parabenizar as pessoas que trabalham em prol de suas comunidades, seja lá qual for a atitude. Quero parabenizar o pessoal de Pindotiba, do CAEP [Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos] de Pindotiba, e do bairro Nova Orleans pela festa que fizeram em homenagem à padroeira do nosso Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Fizeram uma festa muito bonita, segundo todos os comentários”, elogiou.

 

Fonte: Sul In Foco

Imagem: Ketully Beltrame 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter