Tortura à idosa de 89 anos é investigada

A denúncia de que uma idosa de 89 anos foi alvo de tortura está sendo investigada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami) de Tubarão. A idosa, segundo a polícia, apresentava vários hematomas, além de marcas de queimadura no braço.   

O caso chegou até a delegacia depois que a idosa foi levada por uma sobrinha para uma casa de repouso. Lá, os funcionários da casa realizaram exames - ação comum para admitir um idoso no local. Na avaliação física da mulher, foi constatado que ela havia sido alvo de tortura. 

De acordo com o delegado da Dpcami de Tubarão, Felipe Samir Ferreira Andrade, o caso segue sob investigação. “Já existe um suspeito (para a tortura), que se evadiu para o Rio Grande do Sul. Também existe a possibilidade de ter sido auxiliado por outra mulher”, antecipa o delegado, e completa que outras informações seguem sob sigilo por conta da investigação.                        

Amanhã, segundo o delegado, as investigações devem ser concluídas e o pedido de prisão preventiva dos envolvidos deve ser feito. O Disque 100, canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, responsável pelo recebimento de denúncias de violações de direitos, registrou mais de 12 mil denúncias de violência contra a pessoa idosa em 2016.

Maus-tratos a idoso é crime

A violência praticada contra pessoas idosas não é concretizada somente por atos de violência física e maus-tratos. O artigo 4º do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) estabelece que “nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. As penalidades para crimes praticados contra o idoso variam entre detenção e multa ou reclusão e multa, de seis meses a 12 anos, de acordo com a gravidade do tipo penal e as consequências do crime.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter