Polícia Federal apreende equipamento médico em Sombrio

A Polícia Federal (PF) apreendeu, nesta terça-feira (16), mais de 15 equipamentos médicos em hospitais e clínicas brasileiras. Um destes equipamentos foi apreendido em Sombrio, Extremo Sul do Estado. Todos eles foram importados de maneira fraudulenta por meio da Aduana de Controle Integrado de Dionísio Cerqueira, Oeste de Santa Catarina.

Esta foi a segunda fase do trabalho chamado pela PF de Equipos, levando o nome de Operação Zona Cinzenta. Os agentes cumpriram 61 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de São Miguel do Oeste (SC), em 47 cidades e 18 Estados, além do Distrito Federal.

A realização desta nova etapa de buscas só foi possível depois do desencadeamento da primeira fase, que ocorreu em agosto de 2017. Nela, foram cumpridos 62 mandados de busca e apreensão, além de conduções coercitivas e sequestro de bens.

De acordo com o delegado da PF da delegacia de Dionísio Cerqueira, Sandro Luiz Bernardi, naquela fase foram apreendidos 24 equipamentos médicos. “Com os documentos e depoimentos naquela parte do inquérito identificamos a pessoa jurídica responsável pela emissão das notas fiscais de faturamento dos equipamentos para os compradores brasileiros”, destacou Bernardi.

Com a descoberta da identidade do principal responsável foram identificadas as pessoas físicas e pessoas jurídicas (clínicas, hospitais e revendedores de produtos médicos) que adquiriram os equipamentos, proporcionando esta nova fase de buscas. “Ainda não sabemos os compradores agiram ou não de má fé. Seguimos investigando, também, estas ações”, pontuou o delegado.

Foram indiciados 20 responsáveis por corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa, contrabando, facilitação do contrabando e falsidade ideológica. Somadas, as penas máximas podem chegar a 23 anos de prisão. Os réus respondem a investigação em liberdade.

Fonte: DN Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter