Polícias Civil e Militar têm dados e boletins unificados

Desde ontem, os registros de Boletins de Ocorrência (B.Os) estão unificados. A medida adotada em todo o Estado, segundo autoridades policiais da região, irá possibilitar que as corporações das Polícias Militar e Civil compartilhem uma mesma ferramenta de gerenciamento das informações. 

A mudança trará agilidade aos que precisarem fazer o registro de ocorrência.  

De acordo com a delegada Regional de Tubarão, Vivian Selig, a novidade padroniza as informações, otimiza o tempo e agiliza a comunicação entre as corporações. “Inclusive, hoje (ontem), já trabalhamos na nova plataforma. Tanto o cidadão quanto o profissional saem ganhando”, fala a delegada. 

A novidade faz parte da ferramenta ‘Integra’, que entrou em operação ontem. Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM) de Tubarão, tenente-coronel Silvio Lisboa, com a unificação será possível que policiais civis e militares acessem as informações igualmente nas suas atividades de investigação ou planejamento do policiamento. 

Com a mudança, cada boletim de ocorrência terá uma numeração única, seja com origem em uma delegacia ou unidade da PM. Até então, as instituições mantinham modelos próprios de registro e acompanhamento dos crimes, o que, por vezes, resultava em registros duplicados e na repetição de procedimentos.

Na prática, a mudança também significa que o cidadão só precisará fazer um único B.O para ter seu caso atendido. Era comum que uma pessoa vítima de furto, por exemplo, primeiro prestasse informações aos policiais militares no atendimento da ocorrência e, mais tarde, repetisse o processo numa delegacia.

“A sociedade ganha em agilidade. As duas polícias vão poder monitorar a ocorrência junto à Justiça. Ganha a polícia e ganha o cidadão”, diz Lisboa. Outra mudança no registro pela ferramenta Integra é a digitalização completa das informações, pois dispensa o uso de papel. O modelo eletrônico e unificado também permite a elaboração mais precisa de estatísticas registradas pelas duas corporações.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter