Tripulantes de barco pesqueiro continuam desaparecidos na região de Imbituba

Os seis tripulantes de um barco pesqueiro de Itajaí  que naufragou na última quinta-feira, dia 20, a 80 quilômetros da costa de Imbituba, ainda estão desaparecidos. Em nota enviada à imprensa, a Marinha do Brasil (MB) informa que as buscas seguem de forma ininterrupta, mas até este domingo nada foi encontrado.

Logo após o naufrágio, 17 pessoas foram resgatadas com vida por um navio mercante estrangeiro que estava nas proximidades e um homem morreu. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Navio-Patrulha “Benevente” continuam operando nas buscas que não há previsão para o término. Alguns objetos flutuando foram identificados, entretanto, nada relevante.

As causas do acidente serão apuradas por meio de um Inquérito Administrativo instaurado pela Capitania dos Portos de Santa Catarina que tem prazo de 90 dias para a sua conclusão. Na manhã deste domingo, sobreviventes e familiares protestaram em Itajaí por falta de informações e acolhimento. O protesto ocorreu na frente da empesa JS, proprietária da embarcação que naufragou.

Leia abaixo, nota na íntegra:

“A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas aos seis desaparecidos do naufrágio do barco pesqueiro "Jorge Seif Junior", ocorrido nesta última manhã de quinta-feira (20), a aproximadamente 80 Km de Imbituba-SC, prosseguem de forma ininterrupta e, até o início desta manhã (23), nada foi encontrado.

Cabe esclarecer que a Marinha do Brasil, assim que informada, na manhã de quinta-feira (20), enviou o Navio-Patrulha “Benevente” para o local do acidente e um helicóptero para a Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna, onde se encontra disponível para pronto emprego; acionou a Rede Nacional de Estações Costeiras, para realizar chamadas via rádio VHF; emitiu Aviso Rádio Náutico, alertando todas as embarcações que estão na área; alertou a Capitania dos Portos de Santa Catarina e suas Delegacias, para prestarem apoio logístico e receber os tripulantes.

Devido ao fator tempo e distância do local do acidente, bem como vislumbrando o imediatismo das ações de buscas, a MB orientou os quatro navios mercantes (NM SÃO LUIZ, NM SPAR PAVO, NM OCEAN VOYAGER, NM WESTERN BALTIC), que se encontravam próximos ao local do acidente, a permaneceram no local realizando buscas aos desaparecidos até a chegada do Navio-Patrulha “Benevente”, que ocorreu no final da manhã de sexta-feira (21).

Adicionalmente, na própria manhã de quinta-feira (20), a aeronave H-60 "BLACK HAWK" da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma evacuação aeromédica de um tripulante resgatado pelo Navio Mercante "BBC CITRINE", o Sr. Aprigio Laurindo dos Santos, ao hospital Governador Celso Ramos, situado na cidade de Florianópolis, visto que o mesmo apresentava fortes dores no peito.

Com o propósito de conduzir os sobreviventes aos seus familiares, a Marinha do Brasil solicitou ao Navio Mercante "BBC CITRINE" (bandeira de Antígua e Barbuda), navio que realizou o resgate dos náufragos, a demandar à entrada da cidade de Itajaí-SC, onde embarcações coordenadas pela Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí realizaram o translado dos dezesseis sobreviventes à própria Delegacia da Marinha e de um corpo ao Corpo de Bombeiros local.

Desde o início da tarde de quinta-feira (20), a aeronave SAR SC-105 "Amazonas" da FAB e, desde o início da manhã de sexta (21), o Navio Patrulha “Benevente” da Marinha vêm realizando buscas aos desaparecidos. Até o momento, foram realizadas buscas em uma área de 11.520 Km² e de 2.880 Km², respectivamente pela aeronave "Amazonas" e pelo Navio-Patrulha “Benevente”, compreendendo a área marítima entre a cidade de Laguna e o sul da Ilha de Florianópolis.

Até o presente momento, a aeronave da FAB avistou alguns objetos flutuando que foram recolhidos pelo Navio-Patrulha “Benevente” para identificação, entretanto nada relevante foi encontrado.

As causas do acidente serão apuradas por meio de um Inquérito Administrativo instaurado pela Capitania dos Portos de Santa Catarina que tem prazo de 90 dias para sua conclusão.

A Marinha do Brasil permanece realizando as buscas dos seis tripulantes desaparecidos com o Navio-Patrulha “Benevente” e uma aeronave da FAB. Não há previsão para o encerramento das buscas”.

Fonte: Engeplus

Imagem: Arquivo Engeplus 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter