Campanhas eleitorais começam nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira o período de 45 dias para que oscandidatos a prefeito, vice e vereador busquem os votos do eleitorado catarinense para que possam comandar prefeituras eCâmaras de Vereadores de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.

O prazo para pedidos de registro de candidaturas terminou ontem e Santa Catarina teve 16.980 requerimentos. O número representa uma redução de 3,86% em relação aos pedidos de quatro anos atrás (17.662). Na comparação apenas de candidatos a prefeito, os registros subiram de 699 para 740.

A expressão "fazer mais com menos" nunca definiu tão bem uma situação das eleições municipais deste ano. Além da estipulação de um teto para gastos com as campanhas, os candidatos, partidos e coligações ainda precisam lidar com as restrições de captação desses recursos e se adaptar à diminuição do tempo em que podem pedir votos, já que o período da campanha eleitoral caiu de 90 para 45 dias. Somados, os quesitos em questão, tidos pelos próprios políticos como os principais de toda a minirreforma eleitoral, ditam o ritmo da corrida rumo às vagas do Executivo e Legislativo municipal. 

Criatividade e história serão diferenciais

Nesse cenário, o jornalista e publicitário Chico Malfitani, que trabalhou com nomes como Luiza Erundina e Eduardo Suplicy, alerta que, para ser vitorioso nessa eleição, o candidato terá que conseguir falar de forma criativa, absorver a verdade das ruas e mostrar que tem uma história.

– Não adianta vir com discurso sem uma história de luta e de trabalho por aquela cidade. Se tiver e se a população reconhecer esse trabalho, isso já é um passo muito adiante. Tem mais chance quem já mostrou serviço. É preciso ter algo a contar. Menos fantasia e mais realidade – avalia.

Foto: Divulgação

Fonte: ClicRBS

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter