Vereadores flagrados com fardos de cerveja em carro oficial em SC são indiciados por peculato

A Polícia Civil de Urubici indiciou por peculato os dois vereadores de Urubici, na Serra catarinense, flagrados com fardos de cerveja dentro do porta-malas de carro oficial na frente de um mercado na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. A Câmara de Vereadores também concluiu a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apurava o caso e constatou que houve improbidade administrativa.

A reportagem tentou contato com o vereador Gilberto Morgan (PSDB) e José Luiz de Andrade (PMDB), mas não obteve resposta. Segundo a Câmara, o relatório será encaminhado para Ministério Público Estadual e para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O flagrante ocorreu em 9 de janeiro, em recesso parlamentar. Os vereadores Morgan e Andrade estavam com o veículo oficial. O presidente da Casa, vereador Ivair Niehues (PR), disse que a saída com o veículo não foi autorizada.

Segundo a delegada Mardjolie Valcareggi, o inquérito policial foi instaurado ainda em fevereiro e foi remetido à Justiça na quinta-feira (16). "Eu entendi que houve peculato. A cerveja seria para o evento da Rainha de Carnaval da cidade, que inclusive era sobrinha de um deles", disse.

Segundo a delegada, os dois foram chamados a depor, mas fizeram manifestação por escrito, a mesma que foi encaminhada para a CEI.

CEI

A Comissão Especial de Inquérito foi instaurada em 12 de fevereiro e terminou na última quinta-feira (16). Também foi analisada outra situação envolvendo os políticos. Em 21 de dezembro, os dois foram até Palhoça, também sem autorização da Câmara, para um evento político.

"A comissão concluiu que houve responsabilidade dos vereadores com relação aos dois episódios", disse o presidente da CEI, Guilherme Oberlaender (PPS). Segundo ele, a Câmara tem oito dias para concluir o relatório final.

Ainda de acordo com Oberlaender, os vereadores apresentaram diversas inconsistências com relação aos fatos nos depoimentos.

Na época, os dois legisladores disseram que foram à capital catarinense para uma reunião com um senador para tratar de assuntos de interesse da cidade. Quanto à cerveja, informaram que era uma doação para a rainha do carnaval de Urubici e que eles apenas fizeram o favor de levar até a Serra.

Segundo a Câmara, o relatório será encaminhado para Ministério Público Estadual e para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Fonte: G1

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter