Criciúma identifica um novo foco de dengue

Mesmo com as temperaturas baixas e com o frio rigoroso, a dengue segue sendo uma preocupação para os moradores de Criciúma. Um foco com larvas do mosquito foi localizado pelos agentes de Vigilância Ambiental ontem, em uma residência do Bairro Paraíso. O material coletado passou por exames laboratoriais ainda no decorrer dessa sexta-feira, confirmando se tratar do mosquito Aedes aegypti. Conforme o fiscal e biólogo da vigilância, José dos Passos Ceron, já faziam cerca de cinco meses que nenhum foco vinha sendo encontrado nas áreas de abrangência do município.

O último registro de foco do mosquito foi notificado pela equipe em fevereiro, no Bairro Quarta Linha, em período de calor e, por isso, típico para a reprodução do animal. As larvas foram localizadas em uma atividade rotineira dos agentes, mas na segunda-feira, dia 1º de agosto, as ações serão intensificadas no propósito de localizar a tempo outros focos do inseto. “Iremos fazer uma grande varredura em todo o bairro Paraíso, em um raio de 300 metros próximos à essa residência”, afirma o fiscal.

Adaptação do mosquito

Mais incomum, a incidência de larvas em épocas de frio preocupa os fiscais. “Isso mostra que o mosquito está se adaptando às condições. No inverno é raro aparecer focos e larvas, tanto para o da dengue quanto para outros mosquitos”. Para prevenir a proliferação, a população deve ficar atenta a qualquer recipiente com água parada. “O cuidado deve permanecer, continuamente, entre os moradores”, explica Ceron.

Os vestígios do inseto foram identificados na Rua Silvino Rovaris, em uma das armadilhas que são supervisionada semanalmente pela equipe.  Ao todo, são 700 pontos vistoriados periodicamente pelos agentes da vigilância, em áreas estratégicas ao longo do município.

Com informações e foto: Clicatribuna

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter