Programa Útero é Vida será realizado em Lauro Müller nesta quarta-feira

Com o objetivo de orientar as mulheres de Lauro Müller sobre a importância do exame preventivo do colo do útero, o Governo do Município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promove nesta quarta-feira, 10, o Programa “Útero é Vida” de prevenção do câncer do colo do útero. A ação será realizada das 8 às 16 horas, no salão festas da Igreja Matriz em comemoração ao Dia das Mães.

Serão disponibilizadas 220 vagas para a realização do exame. Durante todo período serão ministradas palestras sobre saúde e qualidade de vida. As participantes também poderão realizar exames de glicemia, sinais vitais e participar de atividades de lazer. Serão servidos lanches e almoço no local. Todas as atividades são gratuitas e contam com apoio do Sindicato Rural de Orleans e das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. As mulheres que realizarem o exame irão receber um kit de beleza contendo vários brindes.

O Papanicolau, ou preventivo, como é popularmente conhecido, é um dos principais exames para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero – o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal.

O câncer do colo do útero é o segundo mais frequente na população feminina, atrás somente do câncer de mama, e a quarta causa de morte do gênero pela doença no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), por ano, a doença faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.

Orientações para realização do exame

As mulheres que desejam fazer o exame preventivo não devem ter relações sexuais, usar duchas ou medicamentos vaginais dois dias antes. Além disso, a coleta não deve ocorrer no período menstrual.

De acordo com o INCA, o câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver e as células que podem desencadear a doença são descobertas facilmente por meio do exame preventivo. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas tem praticamente 100% de chance de cura.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter