Ação alerta para prevenção do câncer colorretal

O câncer colorretal figura entre os mais incidentes no Brasil e no mundo. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) preveem para este ano 17,6 mil novos casos de câncer de cólon e reto em mulheres e 16,6 mil em homens. O câncer colorretal é?o segundo mais frequente nas mulheres (após mama) e o terceiro nos homens (após próstata e pulmão).
Para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção da doença, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) realiza a campanha Setembro Verde. O objetivo é mobilizar a sociedade, chamando atenção para a existência da doença e, principalmente, a importância da sua prevenção e diagnóstico precoce. “O câncer de intestino é a segunda causa de mortes entre os homens e a terceira entre as mulheres no país”, destaca o colocprotologista Kaiser Koch, da Clínica Pró-Vida de Tubarão, que também aderiu à campanha. Na última semana, a unidade de saúde realizou ações de prevenção e distribuição de orientações à população.
De acordo com o especialista, o câncer colorretal está relacionado a hábitos de vida não saudáveis, como consumo elevado de carnes vermelhas e processadas e pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Além disso, são fatores de risco obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo.
Outro fator de risco é a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Geralmente o câncer de intestino é precedido de um pólipo, pequena verruga na mucosa do intestino. Este pólipo leva alguns anos para se desenvolver, assim, é possível diagnosticá-lo antes que se torne maligno. Pessoas com casos de pólipos na família devem ficar alertas, assim como portadores de doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e Doença de?Crohn).

Fonte: Notisul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter