HNSC adota prática de cesárea humanizada

O  Centro Materno Infantil do Hospital Nossa Senhora da Conceição passou a adotar a prática humanizada também no parto cesariana, quando indicada pelo médico obstetra. A iniciativa valoriza ainda mais a participação da mãe durante o procedimento, além de permitir, sempre que possível, que o bebê seja colocado imediatamente próximo a ela. O objetivo principal é de estreitar a relação entre os dois, além de estimular o aleitamento materno na primeira hora. 

Na cesárea humanizada, a mãe e seu acompanhante são informados pelo médico sobre tudo o que está ocorrendo e, caso ela deseje, os campos cirúrgicos podem ser abaixados para que ela veja seu bebê nascendo. Além disso, o bebê é retirado com calma e o cordão umbilical não é cortado imediatamente pelos médicos, assim a mãe tem a chance de ver seu filho conectado a ela pelo cordão. 

Bruna Kuerten Bittencourt teve seu bebê colocado no peito logo após o nascimento, ainda durante o procedimento cirúrgico, e diz que ficou surpresa com a nova prática adotada no hospital, além de se sentir mais segura. “Poder ficar com ele o tempo todo fez muita diferença para mim e meu esposo, que permaneceu conosco”, conta a paciente de 27 anos, mãe de Vinícius, que nasceu com 3.680 quilos e 46 centímetros.

Para deixar o ambiente ainda mais confortável à mãe e ao bebê, a coordenadora do Centro Materno Infantil, Katiane Baschirotto Dorigon Coral, explica que o ar-condicionado é mantido em temperatura indicada pela Sociedade Brasileira de Neonatologia. “Estamos vendo também a possibilidade de colocarmos som ambiente para que a família, em seu plano de parto, possa escolher a música que estará ao fundo no momento do nascimento”, revela a enfermeira.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter