Crianças que lutam contra o câncer ganham aliados no Hospital São José

A equipe do serviço de radioterapia do Hospital São José, de Criciúma, resolveu aliar o lúdico com o tratamento para combater o câncer em crianças.

“Sempre pensamos em possibilidades que tragam mais conforto ao paciente para que o momento do tratamento seja mais leve e tranquilo. Com crianças é preciso ir além, e por que não trazer o lúdico? Por isso, tivemos a ideia de confeccionar máscaras de personagens para as crianças que fazem tratamento de radioterapia aqui no hospital”, conta o técnico em radiologia Luiz Henrique Nascimento, idealizador das máscaras.

O tratamento de radioterapia é utilizado em pacientes com câncer e consiste em receber determinada dosagem de radiação na região exata onde se encontra o tumor, por meio de uma máquina, o acelerador linear. Quando o paciente vai passar pelo tratamento, é preparado e precisa ficar deitado em uma maca. Os que tratam áreas como cabeça e pescoço necessitam fazer uso de uma máscara especial para que, no momento do procedimento, apenas a área onde esta o tumor receba radiação.

O processo acontece em uma sala específica e preparada apenas para este tipo de processo; e é ai que muitas crianças precisam do auxílio dos profissionais para superar o momento. Apesar de não sentirem nenhum tipo de dor quando estão tratando, muitas crianças ficam inseguras e receosas. É por isso que uma equipe sensível, criativa e prestativa faz toda a diferença.

“As crianças e familiares já estão passando por um processo delicado, viver mais um momento doloroso na hora do tratamento não é o que queremos ver. Por isso, procuramos, sempre que possível, trazer ações que mudem estes momentos. Sabemos que os pequenos, principalmente, passam pelo tratamento com mais facilidade quando tranquilos e tudo ocorre de forma mais leve para todos”, ressalta Heloisa Helena Beirão, psicóloga do setor.

A partir de agora, todas as crianças que fazem o tratamento no HSJosé recebem uma máscara com seu personagem em quadrinho favorito, confeccionada especialmente para ela. Quando a criança vai iniciar o tratamento, após passar pela consulta, já realiza o molde da máscara. O técnico em radiologia Luiz Henrique empenha-se em fazer o melhor, e é ai então que a máscara recebe a pintura e demais adereços que o personagem em questão precisa ter.

Como forma de carinho, ao terminar o tratamento, as crianças levam suas máscaras embora de presente. O material é feito com termoplástico e não causa nenhum tipo de irritação na pele. “Para que a máscara ganhe cor e tenha os adereços necessários toda equipe colabora. Um doa tinta, outro pincel, e por ai vai. E é confeccionada com todo carinho”, destaca ele.

Todos os profissionais que atuam nestes setores afirmam que o ambiente lúdico e alegre proporciona a diminuição da sensação de dor, ajuda o paciente a aceitar melhor o tratamento, diminui a ansiedade de pessoas para o cuidado e contribui no atendimento e realização de procedimentos, o que aumenta a satisfação dos profissionais de saúde.

Colaboração: ASCOM/HSJ

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter