Morro da Fumaça zera fila de consultas e exames de 11 especialidades

Com recursos próprios, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde, zerou as filas de exames de 11 especialidades em ação realizada nos últimos meses, um investimento de cerca de R$ 190 mil com recursos próprios, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (Cisamrec). Ao todo, foram realizados 220 exames, 131 consultas e sete cirurgias, totalizando 358 atendimentos.
Grande parte destes exames, comenta o secretário Robson Francisconi, não são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Em alguns casos, o número fornecido pelo SUS fica muito abaixo da nossa demanda. Então, para atender os fumacenses de forma mais ágil, fizemos esta ação que zerou as filas”, salienta.
Em algumas especialidades, havia pacientes aguardando por exames e consultas desde outubro do ano passado, devido a grande demanda. “Estamos trabalhando com uma das prioridades de nossa administração que é a saúde. É com ações como esta que contribuímos para a melhor qualidade de vida dos fumacenses”, destaca o prefeito Noi Coral.
Entre os exames realizados está o Cateterismo (7), Endoscopia (18), Tomografia (32) e Ressonância Magnética (42).
Novos agendamentos
Em algumas especialidades, ficaram poucos pacientes na fila, como é o caso da Ressonância Magnética, restando 23 e na Tomografia, com 11, que serão agendados nos próximos dias. As consultas realizadas são de Oftalmologia (43), Proctologia (30) e Ecodopller (8).
Já as consultas com proctologista, foram 30 realizadas através de um mutirão no mês de abril, e outras 15 já estão agendadas. “Melhorar a saúde é uma de nossas metas e trabalhando juntos estamos chegando a estas conquistas. Ver estas filas zeradas significa muito para a comunidade”, diz o vice-prefeito, Eduardo Guollo.
Francisconi explica ainda que o município possui uma grande demanda de consultas com urologista. “Foram feitas 50 consultas e possuímos outras 43 a serem realizadas, porém dependemos do médico para agendar”, enfatiza o secretário acrescentando que, dos pacientes que estavam com a data marcada, 14 faltaram. “Isso acaba tirando a vaga de outra pessoa que necessita e, além disso, é um recurso que é pago ao médico mesmo que o paciente falte”, conclui.
Em abril do ano passado, o Governo Municipal realizou outra ação visando limpar as filas de exames e consultas. Na ocasião, foram disponibilizadas 670 consultas e 180 exames em 15 especialidades.

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter