Pinheiral e São José recebem equipes de saúde oficialmente

A Prefeitura de Braço do Norte realizou na última semana três atos: readequação da Estratégia Saúde da Família (ESF) Henrique Hellmann, do Pinheiral, implantação da ESF Irmã Alberta Buss, do São José e inauguração da drenagem e pavimentação do pátio do centro comunitário, escola e ESF do São José, realizado em parceria com os moradores.

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, 3.400 pessoas, ou seja, 1013 famílias, eram atendidas por apenas uma equipe que atuava nos ESFs do Pinheiral, São José e unidade de saúde de São Maurício. Com a descentralização – implantação de uma nova equipe, o Pinheiral atenderá 1.765 pessoas (600 famílias) e São José/São Maurício atenderá 1.570 pessoas (442 famílias), sendo 1300 pessoas (350 famílias) do São José e 270 (92 famílias) do São Maurício.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, lembrou que para que houvesse a descentralização foram necessárias algumas viagens a Brasília. “Nossa última ida ao Ministério da Saúde foi em junho e, em agosto, saiu a portaria liberando a implantação da equipe do São José. Foi um esforço conjunto, que contou com a colaboração de diversas pessoas, e era uma das grandes reivindicações das duas comunidades”, comentou.

Beto lembrou ainda que a descentralização desafogará os atendimentos. “Temos a certeza que, em pouco tempo, o atendimento será normalizado, sem que haja filas de esperas. Isso só será possível graças ao empenho de cada membro das equipes”, encerrou.

Ele também lembrou a parceria com a comunidade para a drenagem e pavimentação do pátio. “Sabemos também da importância para a comunidade, já que é aqui que são realizados os encontros comunitários, aqui tem a escola, tem o campo e o ESF. Estamos felizes em poder participar dessa parceria”, encerrou.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, a secretária adjunta de Saúde, Roberta da Silva Bianchini Naiz, a coordenadora dos ESFs, Rejane Defreyn Nazário Cândido, os vereadores: Israel de Souza, Jacinto Orbem Perin, Maria da Silva Kulkamp e Roberto Kindermann, além de lideranças comunitárias.

 

Equipe do ESF Henrique Hellmann - Pinheiral

Enfermeira – Marli Willemann

Médico – Marco Aurélio Sotero

Técnica de enfermagem – Maria Bonetti

Odontólogo – Laércio Nunes

Auxiliar de Consultório Dentário – Luana Rosing Buss

Agente de Saúde – Fernanda Ricken

Agente de Saúde – Tatiane Back Buss

Agente de Saúde – Leonice Rohling Selhorst

Serviços gerais – Sandra Regina Maria Nazário

 

Equipe do ESF Irmã Alberta Buss - São José

Enfermeira – Deborah Freitas Boeing

Médico – Eduardo Ancelmo Martins

Odontóloga – Djuli Kulkamp Gil

Auxiliar de Consultório Dentário – Nilceia Oliveira Souza

Auxiliar de enfermagem – Janete Schulter Boeing

Auxiliar de enfermagem – Nilva Rohling Jasper

Auxiliar de enfermagem – Liziane Schett

Agente comunitária – Aline Oenning Carvalho

Agente comunitária – Joselir Heinzen Nascimento

Agente comunitária – Leonete Freitas Boeing

Agente comunitária – Margarete Schulter Boeing Wiggers

Auxiliar de serviços gerais – Terezinha de Fátima Cassao Schuroff

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter