Mais Médicos: 10 mil profissionais formados no exterior se inscreveram no programa

Um total de 10.205 médicos brasileiros e estrangeiros, formados no exterior e sem diploma revalidado no Brasil, se inscreveram na segunda fase de seleção do programa Mais Médicos, informou o Ministério da Saúde ao G1. O prazo de inscrição de médicos sem registro brasileiro terminou no domingo, dia 16.

A pasta não divulgou quantos dos formados no exterior são brasileiros e quantos de outras nacionalidades.

Os profissionais sem o Revalida ainda não escolheram o município onde devem atuar — o que só deve acontecer a partir da próxima semana. Segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, os brasileiros formados no exterior devem optar pela cidade onde irão trabalhar nos dias 27 e 28 de dezembro. Já os estrangeiros formados no exterior devem escolher as cidades, entre as vagas que sobrarem, só nos dias 3 e 4 de janeiro de 2019.

 

Primeira fase

O edital da primeira fase do Mais Médicos, divulgado em 20 de novembro, abriu 8.517 vagas para selecionar médicos brasileiros, com diploma brasileiro ou revalidado aqui, para substituir os profissionais cubanos. Os caribenhos começaram a sair do país depois que Cuba decidiu encerrar a participação no programa. Das vagas abertas na primeira fase, 8.411 foram preeenchidas — e a maioria das 106 que restaram ficou nos distritos indígenas.

De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, cerca de 30% dos aprovados na primeira fase ainda não tinham se apresentado nos municípios onde devem trabalhar (2.476 dos 8.411).

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter