Febre amarela: vacinação começa amanhã na Amurel

A partir desta sexta-feira, os municípios da região de Tubarão começam a vacinar pessoas, com idade entre nove meses e 59 anos, contra a febre amarela. Todas as unidades de saúde, com sala de vacina, participam da campanha, recomendada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Gerência Regional de Saúde de Tubarão, cerca de 260 mil pessoas da Amurel precisam ser vacinadas. Durante a primeira semana de vacinação, 11% do número de doses estará disponível, conforme a população residual de cada município. Essa é a forma encontrada para evitar que, em casos de falta de luz, por exemplo, as doses sejam perdidas em grande quantidade.

A febre amarela é transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, e tem eficácia de 95%, segundo a Gerência Regional de Saúde. Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo matar.

Segundo o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), em janeiro de 2019 foram notificados três casos suspeitos de febre amarela, e todos foram descartados. Com relação aos macacos, foram notificadas 13 mortes de primatas, mas nenhuma foi confirmada como febre amarela até o momento. Destas, 11 ainda estão em investigação. De acordo com o Jornal Diário do Sul, o dia D da campanha contra a febre amarela está agendado para sábado, 9 de fevereiro, quando os postos de saúde estarão abertos durante todo o dia para vacinar o público-alvo.

 

População que precisa ser vacinada

Braço do Norte: 24751

Capivari de Baixo: 16841

Gravatal: 8629

Imbituba: 23167

Jaguaruna: 14302

Laguna: 40247

São Ludgero: 8870

São Martinho: 2481

Treze de Maio: 5648

Tubarão: 75642

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter