Consultas para transplante de rim em Criciúma começam em março

O Hospital São José, de Criciúma, se prepara para iniciar os transplantes de rins no Sul do Estado. Depois da publicação no Diário Oficial que habilita o procedimento na instituição, começa a organização de um cronograma de trabalho. A ideia é iniciar em março as consultas nos ambulatórios para viabilizar os transplantes e organizar uma fila de espera.

Com a liberação para iniciar os procedimentos renais, uma equipe de pelo menos 20 pessoas já está habilitada dentro do hospital para esse tipo de cirurgia. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava, por parte do município restam poucas definições.

“Precisamos apenas definir como se dará o repasse do Ministério da Saúde e abrir a agenda no Sistema de Regulação para agendamentos de procedimentos conforme a disponibilidade do hospital” explica.

Em Criciúma, cerca de 240 pacientes realizam hemodiálise nas três clínicas renais do município. A estimativa é de que pelo menos 80 pacientes estejam aptos para o transplante, através de encaminhamento de médico nefrologista.

Em Santa Catarina, instituições de saúde em Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Jaraguá do Sul estão habilitadas a realizar transplantes de rins, órgão que lidera a fila de espera no Estado. No último levantamento, realizado em novembro do ano passado pela SC Transplantes, 302 pessoas aguardavam por essa cirurgia.

Fonte: NSC TV

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter