Possibilidade de UTI Móvel em Lauro Müller é descartada

A possibilidade de aquisição de uma UTI Móvel do Samu – ambulância de suporte avançado para atendimentos de urgência – foi o tema discutido entre autoridades da região nesta quarta-feira (30), nas dependências da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, mobilizada pelo presidente da Casa Legislativa, Luciano Leodato.

No encontro, se fez presente o coordenador médico do Samu Sul, Vanderlei Damin, e demais profissionais da área da saúde e demais interessados na aquisição. Na ocasião, o médico Vanderlei Damin esclareceu que isso não será possível, já que não há critérios técnicos para ampliar o número de Unidade de Suporte Avançado – USA pelo Samu.

Isso porque tais diretrizes são reguladas pela Portaria nº 1.010, de 21 de maio de 2012, do Ministério da Saúde. “A quantidade de ambulância é determinada conforme o número de moradores da macrorregião, que vai de Imbituba a Passo de Torres. Essas cidades contam com aproximadamente 1 milhão de habitantes. Então pode ser começada com 19 ambulâncias, sendo que apenas três de alta complexidade, de UTI. E elas já estão em funcionamento, em Araranguá, Criciúma e Tubarão”, explicou o vereador Luciano Leodato.

Apesar disso da negativa recebida, uma alternativa foi apresentada pelo médico Vanderlei Damin. “Uma possível solução para situações graves seria um médico do hospital de Lauro Müller acompanhar o paciente dentro da ambulância do Samu durante o percurso até Criciúma. Com a devida autorização do coordenador médico, é uma possibilidade existente”, informou Leodato.

Contudo, conforme o presidente da Casa Legislativa, a luta não para por aí. “É difícil, mas não é impossível de conseguir mudar essa Portaria, basta que os políticos a nível municipal, estadual e federal se mobilizem. Não vamos desistir, vamos continuar buscando melhorias. Além disso, neste ano, com as economias da Câmara, vamos investir mais no hospital com o intuito de dar mais oportunidade e qualidade de vida aos lauromüllenses”, concluiu.

Fonte: ASCOM

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter