Aumenta a procura pela vacina da febre amarela nos posto de Braço do Norte

A vacinação contra a febre amarela em Santa Catarina iniciou em meados de 2018 e só esse ano chegou a região sul do estado. Nos municípios que fazem parte da Amurel cerca de 260 mil pessoas precisam ser vacinadas. Poderão se imunizar todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias.

Em Braço do Norte, de acordo com a secretaria de saúde, aproximadamente 24 mil pessoas devem procurar as salas de vacinação. “Percebemos que nos últimos dias a população está preocupada em se imunizar. Houve um aumento significativo pela procura da vacina” explicou a responsável pelo setor de imunização da cidade, Graziela Luiza Werneck.

Além da Policlínica, antiga Clinica Materno Infantil, mais seis Estratégia Saúde da Família – ESF’s, que possuem sala de vacinação, estão atendendo a população.” Vale ressaltar que nos ESF’S a vacinação ocorre apenas no período da manhã. Já na Policlínica é durante todo o dia. Isso se deve pelo fato de que cada frasco contem 6 doses. Para o melhor aproveitamento, as embalagens utilizadas pela manhã que ainda restam aplicações são levadas a Policlínica para serem aplicadas, evitando assim o desperdício” comentou.

Embora Santa Catarina não tenha registrado nenhum caso de febre amarela, o setor está preocupado com o estado vizinho do Paraná, que já confirmou casos da doença. “Não somente quem viaja deve fazer a vacina e sim todo o público. O Paraná já sofre um surto da doença e não podemos deixar que isso chegue até a gente” explanou Graziela.

O dia D de vacinação será realizado no próximo sábado, dia 16, quando os postos e a Policlínica abrem das 8:00 as 17:00 horas sem fechar ao meio-dia.

O que é febre amarela:

A febre amarela é transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, e tem eficácia de 95%.

Sintomas:

Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo matar.

Quem deve se vacinar:

Poderão se imunizar todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias.

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter