BN recebe mutirão de cirurgia de catarata

O Hospital Santa Teresinha (HST), de Braço do Norte, vai sediar mais uma vez o mutirão de cirurgias de catarata, entre hoje e domingo. Mais de 800 pacientes, de 24 municípios da região Sul do Estado, serão atendidos durante os quatro dias através do Projeto Ver, do governo do Estado. 

Uma estrutura externa será montada para receber os pacientes e acompanhantes. As cirurgias acontecem pela manhã, e os retornos, no período da tarde, no dia posterior ao procedimento. Para atender à demanda sem prejudicar o atendimento hospitalar normal, o Santa Terezinha elaborou um plano de ação que pretende acomodar, encaminhar e atender a todos os pacientes de forma organizada e humanizada.

Mesmo assim, a direção do HST pede para que somente os casos de urgência e emergência sejam encaminhados até a instituição. Entre os municípios atendidos estão Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Lauro Müller, Pescaria Brava, Rio Fortuna, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão. 

Todos os pacientes devem chegar ao HST em horários pré-determinados, facilitando o processo de liberação das cirurgias junto ao sistema. O mesmo mutirão já havia sido feito no município do Sul do Estado em novembro do ano passado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira em todo o mundo. Até outubro de 2018, o Projeto Ver devolveu a visão para 21,7 mil catarinenses.

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter