Febre Amarela e gripe, vacinas prontas para serem aplicadas

Em Braço do Norte aproximadamente 14 mil pessoas já foram vacinadas contra a Febre Amarela. Mas o dado é preocupante, segundo a secretaria municipal de saúde ainda faltam 10 mil pessoas realizarem a imunização. “Infelizmente estamos enfrentando certa resistência da população quanto a vacina da Febre Amarela” afirmou a responsável pelo setor de imunização, Graziela Luiza Werneck. 

A vacina está disponível em seis ESF’s - Estratégia Saúde da Família, que possuem sala de vacinação além da Policlínica Central, antiga Clinica Materno Infantil. De acordo com Graziela, por uma questão de logística nos ESF’s a vacinação ocorre apenas no período matutino.”Cada ampola com a vacina da Febre Amarela contém 5 doses, caso sobre alguma nos postos de saúde, esse material é levado para a Policlínica para que possa ser aplicado, tendo em vista que a validade é de apenas seis horas e queremos evitar desperdícios” afirma. 

Ainda segundo a responsável pela imunização, os casos de macacos mortos na região, além de uma vítima fatal de Febre Amarela no estado serviram de alerta para que as pessoas buscassem a imunização.”Assim que saíram essas notícias houve um aumento considerável na busca pela vacina, mas logo depois voltou ao normal. Estamos buscando meios para mudar este índice. Já realizamos capacitação com as agentes de saúde,para informarem a população sobre a doença, houve também dois dias D,  que são sábados onde os postos ficam abertos até as 17 horas, e vamos intensificar ainda mais. Nos dias 23 e 24 de abril a Policlínica Central estará aberta até as 21 horas esperando a todos que ainda não se vacinaram” explanou Graziela.

A vacinação contra a febre amarela em Santa Catarina iniciou em meados de 2018 e só esse ano chegou a região sul do estado. Nos municípios que fazem parte da Amurel cerca de 260 mil pessoas precisam ser vacinadas. Poderão se imunizar todas as pessoas com idade entre nove meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias. 

O que é febre amarela:

A febre amarela é transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, e tem eficácia de 95%.

Sintomas:

Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo matar.

Gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe estava prevista para iniciar no dia 22 de abril, mas foi antecipada para o dia 10. Neste primeiro momento devem se vacinar crianças, maiores de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas. A partir do dia 22 as demais pessoas que compõem o público alvo poderão se imunizar, entre elas os idosos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e condições especiais, população privada de liberdade e funcionários. A vacinação deve ocorrer até o dia 31 de maio. 

Em Braço do Norte, de acordo com dados da secretaria municipal de saúde, cerca de 8,7 mil pessoas devem se vacinar, sendo que desse total a maior parte é de idosos. A imunização ocorre durante todo o dia em todos os ESF’S que possuem sala de vacinação e também na Policlínica Central. Segundo a responsável pelo setor de imunização, Graziela Luiza Werneck, cada frasco da vacina possui 10 doses e é válido por até seis dias. 

Durante a campanha está previsto um dia D nacional de imunização, que deverá ocorrer no sábado, 4 de maio.Os postos estarão abertos das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.
 

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter