SUS fornecerá o medicamento Spinraza

As pessoas que vivem com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1 terão à disposição, no Sistema Único de Saúde (SUS), o medicamento Nusinersen (Spinraza). O insumo, único no mundo recomendado para o tratamento de AME, passou a ser incorporado pelo Ministério da Saúde. 

 

O anúncio foi feito pelo ministro da Pasta, Luiz Henrique Mandetta. Os demais subtipos da doença estão sendo analisados dentro de um novo modelo de oferta de medicamentos para os pacientes portadores da doença, o chamado compartilhamento de risco.

 

“Estamos tentando diminuir o custo do nosso SUS. Com a incorporação, vamos reduzir o valor do medicamento em relação aos pedidos judiciais. É o primeiro passo para o tipo 1”, destacou o ministro Luiz Henrique Mandetta.

 

A previsão é de que o medicamento esteja disponível em centros especializados em até 180 dias, conforme determina a legislação. O tratamento consiste na administração de seis frascos com 5ml no primeiro ano, e, a partir do segundo ano, passam a ser três frascos. A medida teve como base diversos estudos que apontam a eficácia do medicamento na interrupção da evolução da AME para quadros mais graves, e que são prevalentes na maioria dos pacientes.

 

Compartilhamento de risco

 

Em Tubarão, o caso da pequena Lívia Locks tornou mais conhecida tanto a doença como o medicamento, já que uma série de campanhas foram realizadas para que a família da menina pudesse adquirir as doses do medicamento. Inicialmente, ela havia ganhado o direito na Justiça, mas, após a quarta dose, a determinação foi suspensa e a família precisou comprar o Spinraza, cuja dose custava mais de R$ 300 mil.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter