Novos casos de gripe A são confirmados na região

Quatro casos de gripe A foram registrados na região, segundo o último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). Tubarão, Armazém e Braço do Norte foram os municípios que registraram os casos. No Estado inteiro, houve aumento nos casos de H1N1. Em sete dias foram confirmadas 20 ocorrências. 

De 30 de dezembro de 2018 a 24 de maio de 2019, foram notificados 66 casos de síndrome respiratória aguda causada pelo vírus da gripe, segundo a Dive/SC, sendo 53 pelo vírus H1N1, 11 pelo H3N2, um está aguardando subtipagem e um pelo vírus influenza B. 

Na região, dois casos são em Tubarão, um em Armazém e um em Braço do Norte . Em Tubarão, um homem morreu em março em decorrência da doença. Segundo a Dive, dos 66 casos de SRAG confirmados como influenza, 41 apresentaram algum fator de risco associado, dos quais 20 eram idosos (acima de 60 anos); quatro eram crianças menores de dois anos; cinco eram obesos e 12 eram portadores de doenças crônicas.

Pelos dados notificados pela Dive/SC, verifica-se a circulação predominante do vírus influenza (H1N1) e em menor número o vírus influenza H3N2.

Cuidados e prevenção

O perfil de casos mostra a importância de a população procurar o serviço de saúde mais próximo da residência aos primeiros sinais e sintomas de gripe para o tratamento adequado, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos), pois estes têm maior probabilidade de apresentar complicações quando infectados pelo vírus influenza. Apesar de o vírus influenza intensificar-se no período de maio a agosto, ele circula todos os meses do ano, portanto, devem ser reforçadas as medidas de prevenção, principalmente lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. A Dive ainda destaca a importância da vacinação contra a gripe. A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina está sendo realizada desde o dia 10 de abril e segue até sexta-feira. Salienta-se a importância da vacinação para prevenir o agravamento dos casos e a não disseminação para a população de risco.

Fonte: Jornal Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter