Chocolate: conheça alguns bons motivos para se deliciar

Difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Melhor do que comer, é comer sabendo que pode fazer bem a saúde. De acordo com a nutricionista Greicy de Oliveira Pedroso, o cacau possui substâncias antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres, impedindo o colesterol ruim de acumular nas artérias. “O cacau ainda tem a capacidade de elevar os níveis de serotonina e endorfina, neurotransmissores que causam a sensação de bem-estar, promovendo disposição e evitando a depressão”, explica.

Muitos são benefícios, mas isso não quer dizer que se pode sair comendo chocolate a vontade. “É importante não ultrapassar o limite diário de 50 gramas. Isso por causa dos altos teores de açúcar e gordura, que além de levar ao aumento de peso, podem causar o aumento da glicose, do colesterol e do acúmulo de gordura”, alerta.

Para os amantes de chocolates brancos e ao leite, uma informação importante. “Os mais escuros e com menor teor de açúcar são os ideais, pois contribuem de maneira mais eficaz em relação aos chocolates brancos e ao leite, porque contém mais cacau em sua composição”, afirma.

Outros bons motivos para se deliciar

Estudos relacionados ao consumo de chocolate em diversas universidades do mundo comprovaram que o chocolate faz bem a saúde quando consumido de maneira correta.  

Combate o mau humor

Pesquisadores da Universidade Middlesex, na Inglaterra, avaliaram a reação das pessoas em ambientes com diferentes odores e observaram que os participantes que sentiram o cheiro do chocolate relataram menor estresse e maior satisfação. Além disso, o cacau contém uma substância, a feniletilamina, que, ao ser ingerida, manda o mau humor embora. Conforme o professor de psicologia responsável pela investigação, a substância é a mesma envolvida na química da paixão.

Favorece o emagrecimento

Comer um tablete de chocolate amargo pela manhã, ainda em jejum, aumenta a saciedade e propicia a perda de peso. Descoberta feita por cientistas dinamarqueses, da Universidade Real de Copenhague. Conforme o estudo, participantes que consumiram chocolate amargo antes do café sentiram menos fome com o passar das horas do que os outros que comeram chocolate ao leite. A diferença na ingestão de calorias ao longo do dia chegou a 15%. Porém como se trata de um alimento calórico, não se pode abusar.

Reduz a pressão arterial

Depois de acompanhar mais de 19 mil pessoas entre 35 e 65 anos por 10 anos, cientistas alemães concluíram que as pessoas que comem cerca de sete gramas de chocolate por dia têm menos chances de ter hipertensão. Porém, para inserir o chocolate na dieta é preciso cortar algum alimento calórico, já que o aumento do peso anulará os benefícios.

Mantém o coração forte

O consumo moderado do chocolate pode retardar danos no sistema cardiovascular. Mulheres que comem chocolate amargo entre uma vez por mês e duas vezes por semana, são menos suscetíveis a disfunções no coração. A conclusão é de um estudo com 31 mil voluntárias saudáveis, realizado pela Universidade Harvard em parceria com o Instituto de Medicina Ambiental, da Suécia.

Previne o derrame

Comer chocolate pelo menos uma vez na semana reduz o risco de derrame e acelera a recuperação de pacientes que tiveram isquemia cerebral. É o que revela uma revisão de estudos feita na Universidade McMaster, do Canadá. Uma das pesquisas avaliou 44 mil pessoas. As que consumiram uma porção de chocolate por semana apresentaram uma probabilidade 22% menor de sofrer um acidente vascular cerebral. Outro trabalho mostrou que comer 50 gramas por semana diminui em 46% o risco de morrer em caso de acidente vascular.

Foto: Divulgação

 

Fonte: Meu Sul/Com informações da revista Saúde.

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