Dia Nacional da Doação de Órgãos é hoje

Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado hoje, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, promoverá ações com a finalidade de conscientizar as pessoas e a comunidade hospitalar sobre a necessidade de comunicar aos familiares o desejo de ser um doador de órgãos.

De janeiro a 10 de setembro deste ano, foram registrados 21 pacientes com diagnóstico de morte encefálica no HNSC. Desse total, houve sete doações múltiplas de órgãos, 11 de córneas, oito recusas familiares, três contraindicações que impossibilitaram a doação e três paradas cardíacas, que inibiram a abertura de protocolo por instabilidade.

Para a enfermeira Ana Paula da Silva Maciel, a negativa familiar é hoje o principal motivo para que um órgão não seja doado. A justificativa da família para não doar é o fato de nunca terem conversado sobre o desejo de doação. “É de extrema importância que em vida informemos aos nossos familiares o desejo de ser um doador”, enfatiza Ana.

A primeira atividade realizada pela comissão será uma ação social, hoje, em frente à instituição, no período da manhã, com a distribuição de panfletos com orientações sobre o assunto, além de oferecer gratuitamente à comunidade teste de glicemia e verificação de pressão arterial por meio de uma equipe multiprofissional.

Quinta-feira, uma palestra sobre a importância da declaração em vida da vontade de ser um doador de órgãos será ministrada aos colaboradores, às 10h30 e às 16h, no salão nobre da instituição.

Na sexta-feira, uma palestra direcionada aos acadêmicos da área da saúde sobre o tema doação de órgãos será realizada no Bloco Pedagógico da Unisul, às 19h, com a professora de enfermagem Katia Regina de Bona Porton.

Um encontro entre os médicos do corpo clínico do HNSC e o médico intensivista da SC Transplantes Rafael Lisboa será realizado com o tema “Diagnóstico de Morte Encefálica”, cuja data ainda não foi definida.

Fonte: Diário do Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter