Orleans: Prefeitura começa terceira etapa do mutirão de próteses

A Administração Municipal de Orleans por meio da Secretaria Municipal de saúde, deu início nessa quinta-feira 27, na terceira etapa no mutirão de próteses dentárias. A secretaria está convocando mais 15 pacientes que precisam do tratamento e a solicitação inserida na fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), para fornecer as próteses, compostas pela arcada superior e inferior. O programa já atendeu mais de oitenta pacientes e em 2019, e devem ser contempladas 300 pessoas inscritas que aguardavam na fila de espera.
A iniciativa faz parte de um cronograma de trabalho inciado em 2019 para reduzir o tempo de espera para obter a prótese dentária. A ideia da Administração tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes. O Odontólogo do município, Pedro Cordini entende que sem a dentição completa, a pessoa sofre “com uma mastigação ineficiente, tem baixa autoestima, além de enfrentar dificuldades nas relações sociais e profissionais”.
A expectativa para essa terceira fase do atendimento é atender 15 pacientes oferecendo próteses totais, que serão utilizadas por pessoas que aguardavam na fila de espera na rede municipal. Essa é a terceira etapa do mutirão que já atendeu 90 pacientes – num total de 300 – cadastrados no sistema de regulação do município, com custeio da Prefeitura de Orleans.
O programa, além da prótese é feito o tratamento completo, que abrange consultas e retornos realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS). Estes pacientes recebem, do Município, próteses totais para substituir os dentes faltantes.

Saiba mais
Atendimento – Para obter ou substituir sua prótese dentária, o paciente deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, onde deve ser avaliado pelo dentista. Caso não seja preciso realizar nenhum procedimento prévio, como cirurgias ou extrações, ele é inserido na lista de espera ddo Sisreg.
O atendimento poderá ser realizado em uma das unidades de saúde confirme a disponibilidade da unidade que irá prestar o atendimento com uma equipe especializada para prestar o serviço em uma das unidades de saúde de Orleans.
Ao serem convocados, estes pacientes retiram a guia na UBS, documento que informa o dia e horário da consulta no Centro de Especialidades Odontológicas. O tratamento para confecção das próteses inclui avaliações, moldes e testes, e é necessário que o usuário compareça em todos os retornos para obter suas próteses.

Fonte: Imprensa News Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter