Pés também merecem cuidados especiais

 

De todas as partes do nosso o corpo, os pés fazem parte do grupo que recebe menos atenção, a menos que incomodem por algum motivo. Mas é preciso lembrar que é ele quem sustenta todo o nosso corpo, portanto merece, assim como todas as outras partes do nosso corpo, atenção. A revista Meu SUL conversou com a podóloga Tania Michels e traz algumas dicas de como manter o seu pé saudável.

Cuidados básicos

Mantê-los limpos é o essencial. Não basta deixar a água escorrer pelos pés, é preciso lavá-los com sabonete, esfregando entre os dedos. Seca-los bem também é muito importante. Deixá-lo úmido pode provocar frieiras. Outra dica é sempre que possível, tirar os calçados fechados e deixar os pés respirarem.

As meias ideais

De acordo com a podóloga, as meias ideias são as de algodão, pois permitem que o pé fique arejado, o que evita o acúmulo de umidade e calor, que provoca micoses.

O calçado certo

Evitar o uso de calçados sintéticos é muito importante, já que o mesmo acumula umidade. Se possível, dar preferência para calçados de couro. Outra dica importante da especialista é fazer um revezamento dos calçados que usa para o trabalho. “É interessante ter no mínimo dois pares de calçado para trabalhar, revezando-os. Isso dá tempo para que o calçado areje. Para a higienização o recomendado é borrifar álcool e deixá-lo em um local arejado”, explica.

Outra recomendação de Tania é evitar o uso abusivo de saltos altos e de bico fino, pois aumentam a chance do aparecimento de joanetes. “A mulher não precisa deixar de usar salto, mas deve fazer sem abuso. Sempre que possível dar preferência para calçados com solado macio de no mínimo 2 cm. O uso frequente de rasteiras também não é indicado, pois provoca calosidade, fissuras e ressecamento”.

Chulé, unha encravada e ressecamento, como evitar?

O chulé está lidado diretamente a higiene, segundo a podóloga, portanto, os cuidados básicos são imprescindíveis. O uso de sabonetes antissépticos também ajuda. Já a unha encravada, de acordo com a podóloga, é causada em 95% por um corte de unha errado. “O formato ideal é o corte reto, sem curvas nos cantos”. Beber bastante líquidos e fazer a hidratação com creme é o que evita o ressecamento. Dê preferência para cremes que tenham 10% de ureia.

Diabéticos devem redobrar a atenção

De acordo com o Ministério da Saúde, a diabete atinge cerca de 8 milhões de brasileiros. E como são mais propensos a feridas e a cicatrização é mais lenta, devem ter cuidados especiais. “Diabéticos geralmente não têm tanta sensibilidade e por isso devem reparar de vez em quando nos pés, se há algum machucado que possa evoluir para algo mais grave”.

Fonte: Meu Sul/Com informações de Uol Mulher.

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter