Mutirão para reconstituição de mama inicia nesta quinta-feira no HSJ

Para fechar o mês de conscientização no combate ao câncer de mama com "chave de ouro", o Hospital São José é parceiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBCP-SC) para realização do Mutirão de Reconstrução Mamária, que acontece nos dias 27 e 29 de outubro.

O Mutirão é uma iniciativa da SBCP Nacional e acontece em vários Estados do Brasil. Criciúma também será sede deste ato de "amor" para pacientes que realizaram mastectomia.

Em S.C quem coordena a ação é o médico cirurgião plástico Evandro Parente (CRM/SC 8130 | RQE 2674); em Criciúma, quatro médicos cirurgiões do HSJosé se disponibilizaram por realizar os procedimentos pelo SUS: Dr. Justi Kalô (CRM 11874/RQE5796), Dr. Paulo Michels (CRM 10503/ RQE7481), Dra. Glayse June Sasaki Acacio Favarin (CRM 13633/RQE6689) e Dr. Eduardo Favarin (CRM9848/RQE6880).

Segundo o cirurgião plástico Dr. Justi Kalô, um dos responsáveis por trazer o mutirão para Criciúma, a ação vem para ajudar a desafogar a fila de espera que havia há bastante tempo. "Foram selecionadas 11 pacientes, que já estão passando por exames pré-operatórios, em preparação para as cirurgias. As pacientes foram selecionadas a partir de listas de espera da Secretaria Estadual de Saúde, obedecendo ao critério cronológico, ou seja, pacientes que aguardam há mais tempo pela reconstrução tiveram preferência. A partir daí, foram chamadas e avaliadas por critérios clínicos para decidir qual a melhor técnica de reconstrução e a possibilidade de inclusão no mutirão", ressalta o especialista.

O processo vai acontecer com mulheres que já realizaram a mastectomia para tratar o câncer de mama, porém, não conseguiram realizar o procedimento de reconstrução. "Entendemos que para uma mulher, o trauma de uma cirurgia de mama pode ser minimizado com esta ação conjunta. O HSJosé além de disponibilizar toda estrutura para realização dos procedimentos e ser parceiro da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica; vê este ato, realmente; como um gesto de amor ao próximo", ressalta Dr. Raphael Elias Farias ( CRM 13081/RQE 9915), diretor Técnico do HSJosé.

As próteses foram doadas pela Eurosilicone, fabricante francesa, em parceria com a Fundação IDEAH, que é uma fundação criada pela SBCP para dar andamento a ações humanitárias.

"Esta ação é de extrema relevância para estas mulheres. É importantíssimo! Na verdade, é o fechamento do tratamento. A partir da mama reconstruída a paciente pode deixar para trás toda a dor e trauma de ter tido uma parte do corpo amputada. O câncer passa a ser página virada na vida delas e podem voltar à vida normal, com cicatrizes, mas com a sua identidade como mulher restabelecida", finaliza Kalô.

Fonte: Ligado no Sul

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter