A Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, reforçou nesta quinta-feira (17), o aviso hidrológico que tem feito desde 23 de abril sobre a estiagem que afeta rios de várias regiões do estado.
Ao menos oito cidades são afetadas pela situação de emergência para estiagem, conforme o órgão. “Agricultura e o abastecimento são as áreas mais afetadas pela falta de chuva. A produção de pastagens e produção de leite ficaram comprometidas com a falta de chuva”, explicou o pesquisador de hidrologia da Epagri Guilherme Miranda.
Os municípios mais afetados, considerados em situação de emergência, conforme a Epagri, são Alfredo Wagner, José Boiteux, São João Batista, São Martinho, Passos Maia, Tangará, Concórdia e Camboriú.
Em situação de alerta, também com gravidade em função da ausência de chuva, estão os municípios de Forquilhinha, Canoinhas, Chapadão do Lageado, Itapiranga, Rio Negrinho, Alfredo Wagner, Concórdia e Salete.
“Embora haja perspectiva de chuva para o Oeste, de sexta para sábado, cerca de 50 mm, não deve ser suficiente”, afirmou Miranda.
Fonte: G1