Risco de chuva forte em Santa Catarina

Nesta sexta-feira e no sábado (19 e 20/08), a formação de um ciclone e posteriormente, o avanço de uma frente fria, devem causar chuva persistente em SC. Na sexta-feira, o volume de chuva acumulado pode chegar a 60mm a 80mm no Extremo Oeste e Oeste.

No sábado, pontuais de 60mm a 80mm no norte do Estado (Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte) e Grande Florianópolis.

Sábado e domingo (20 e 21/08) com vento forte no Litoral, mar agitado e condições de alagamentos !

No sábado e domingo (21 e 22/08), são esperadas rajadas de vento sul que podem chegar a 70 a 90 km/h, especialmente no Litoral de SC, devido à intensificação de um ciclone próximo da costa Sul do Brasil.

Nos dias 20/08 a 22/08 a maré alta deve provocar alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Os alagamentos serão provocados pelos seguintes fatores: agitação marítima (ondas de 3.0 a 3.5 m), influência da maré viva (maré de sizígia), ventos do quadrante sul e previsão de chuvas para o Litoral. Recomenda-se atenção nos locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

Confirmando-se as previsões meteorológicas e maregráficas, poderemos ter problemas de alagamentos nas vias públicas nos municípios onde sofrem influência da maré. Devido à chuva prevista, as condições hidráulicas estarão prejudicadas para escoara o excesso hídrico, principalmente em algumas das cidades do litoral centro e norte do estado. Caso os valores chuva superem em muito os 100 mm previstos, poderemos ter inundações em algumas bacias hidrográficas. Recomendamos acompanhar o monitoramento hidrológico em nossa página da Epagri/Ciram no item Rios On Line.

Próximos dias com declínio acentuado da temperatura e frio intenso em SC !

Nas madrugadas de segunda e terça-feira (22 e 23/08), temperatura mínima próxima de 0°C e negativa (entre -1°C e -5°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale, com formação de geada.

A massa de ar frio que avança para o Sul do Brasil no sábado (20/08), começa a afastar-se para o oceano a partir de quarta-feira (24/08), com aumento gradativo da temperatura em SC.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Foto: Divulgação

Fonte: Defesa Civil / Epagri/Ciram

A Meu SUL surgiu em 2008 e, durante oito anos, circulou na região sul como revista. Em 2016, Meu SUL renasce como um portal de notícias cujo objetivo é levar até você informação com a credibilidade que já era encontrada nas páginas da revista. A WebTV Meu SUL também é uma novidade. Acompanhe-nos através de nossos canais e fique por dentro de tudo que acontece na região!

Av. Getulio Vargas, 504. Ap 101. Centro
CEP: 88.750-000 - Braço do Norte - SC

Telefone: +55 (48) 3658-0092

Email: [email protected]

Newsletter