BR-285: Deinfra é favorável à federalização

O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt (PMDB), participou nesta terça-feira, 5, de reunião no Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), com o diretor de Planejamento, Carlos Alberto Simone Ferrari, para tratar da federalização do Lote 1 da Rodovia BR-285 (Serra da Rocinha), que compreende do trecho da BR-101 na localidade de Sanga da Toca, em Araranguá, até a entrada de Timbé do Sul, trecho de 35,3 quilômetros.

Schmidt obteve a informação de que toda a documentação já está pronta no Deinfra com parecer favorável para a federalização. “A solicitação atende a mobilização dos representantes dos municípios inseridos no trecho, entre eles Araranguá, Ermo, Timbé do Sul e Turvo. Estamos trabalhando para o mais rápido possível o projeto ser votado na Assembleia Legislativa (Alesc) para ser transformado em lei”, explica o secretário-executivo.

Alternativa ao traçado

Schmidt também teve reunião com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Florianópolis, Ronaldo Carioni Barbosa, na presença do presidente da Câmara de Vereadores de Turvo, Luiz Lucinei Vitto (PMDB). “Nosso intuito é demonstrar a preocupação dos agricultores de Turvo e Região com o aumento do tráfego após a liberação da Serra da Rocinha, já que o número de máquinas agrícolas no trecho é bem considerável. Nossa solicitação é por uma alternativa de traçado no local”, comenta Vitto.

O superintendente do Dnit ressaltou que em situações semelhantes o Departamento nunca construiu alternativas de traçado, mas que poderá ser analisada a possibilidade de construir “um bom acostamento”. Além disso, as casas que hoje estão no leito da rodovia terão que ser indenizadas e toda a estrada receberá revitalização completa, ou seja, haverá praticamente um novo asfalto.

A pavimentação do Lote 2 da BR-285, trecho de 22 quilômetros entre Timbé do Sul até a divisa com o Rio Grande do Sul, está inserido no Programa ‘Agora, é Avançar’, do governo federal, que substitui o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fonte: DN Sul

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