Via Rápida será inaugurada nesta quarta-feira

Será inaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 20, a Via Rápida, como é conhecida a SC-446, Rodovia Aristides Bolan, que liga Criciúma e Içara à BR-101. O ato, que vai contar com a presença do governador Raimundo Colombo e outras autoridades, será realizado a partir das 10 horas, na rua Vereador Matias Ricardo Paz, no Jardim Maristela, em frente ao 9º BPM de Criciúma.

A implantação da Via Rápida é a primeira ligação duplicada entre estes dois municípios da região Carbonífera e a BR-101. Projetada para receber 22 mil veículos por dia, com 12,7 quilômetros de extensão e 17 viadutos, a rodovia inicia na região da Próspera, em Criciúma, com dois acessos no perímetro urbano e segue por dez quilômetros até a BR-101, passando pelo município de Içara.

A estimativa é que a Via Rápida diminua o tempo do trajeto entre o centro de Criciúma e a BR 101 de 25 minutos para 8 minutos.

“A Via Rápida é uma obra de integração. Uma grande obra de engenharia lançada em 2006. Superamos tantos obstáculos ambientais, arqueológicos, empresas que desistiram, mas a obra está concluída e vai ser inaugurada”, afirma o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Para o secretário da infraestrutura Luiz Fernando Vampiro, “a Via Rápida proporciona o desenvolvimento de toda a região carbonífera, trazendo o crescimento econômico não só para Criciúma e Içara mas para todo Sul do estado, por isso gostaríamos da presença de todos na inauguração, para reconhecer este trabalho importante do governo de Santa Catarina”.

Através do Pacto Por Santa Catarina, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Deinfra e Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma, o governo do estado investiu mais de R$ 150 milhões na obra, sendo R$ 133 milhões na execução do projeto e mais de R$ 20 milhões em desapropriações.

Histórico

A Via Rápida foi idealizada e fortalecida na época em que o empresário Olvacir Fontana era secretário de Estado de Planejamento, em meados de 2008. O projeto começou a sair do papel no dia 31 de maio de 2012, quando o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira estiveram na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) para anunciar o início do processo de licitação da Via Rápida.

Projetada inicialmente para ser uma rodovia com pedágio, a Via Rápida seria construída pela SC-Parcerias, mas o governo do Estado decidiu bancar a estrada. A nova via se tornou estadual e o projeto original teve pequenas alterações em torno dos quatro viadutos e a ligação com o km 385 da BR-101 em Içara.

Características

Com duas pistas duplas separadas por um canteiro, a Via Rápida já é projetada para uma possível expansão no futuro. Cada pista tem 3,6m com 2,5m de acostamento e mais uma margem asfáltica de 60cm de segurança. O canteiro central é de 15,8m, já prevendo que a rodovia possa crescer daqui alguns anos sem necessidade de desapropriação.

Para execução da obra foram realizados cortes de rocha de 15 metros, no bairro Primeira Linha. Os viadutos já estão todos prontos e a interseção com a BR-101 é nos padrões mais modernos de obras, sem encontro de trânsito e cruzamentos.

As principais dificuldades da obra foram as desapropriações, as exigências feitas pela comunidade do bairro Poço Oito para que seja feita a interseção com a rodovia BR-101, além do deslocamento das redes de energia e água da Celesc e a Casan.

Fonte: Júlio Cancellier / Ascom Secretaria de Infraestrutura

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